O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba publicou uma nota de repudio a proposta de alguns integrantes do Governo Federal de cortar pela metade os salários dos trabalhadores neste período de isolamento e crise causada pela epidemia de coronavírus no Brasil. “Essa é uma atitude deplorável por parte daqueles que deveriam atuar para nos proteger e nos resguardar neste momento difícil pelo qual passamos. Nós, como representantes constitucionais dos trabalhadores, não aceitaremos tal proposta, uma vez que ela vai na contramão de tudo aquilo que acreditamos ser necessário para superar esse grande desafio imposto pela Covid-19”, diz a nota.

Segundo a nota, o Sindicato afirma que é dever do Estado proteger a população em todos os momentos, não apenas nas questões da saúde, mas também nas questões econômicas e trabalhistas. “É do Estado que deve vir a solução para este momento de crise e certamente ela não parte deste pensamento mesquinho de cortar salários de quem mais precisa! Sabemos sim que todos devemos fazer sacrifícios para atravessar tal momento, mas este sacrifício com certeza não passa pela redução dos recursos do trabalhador”, diz.

O Sindicato reitera que estar buscando negociar alternativas para superar essa epidemia sem que o trabalhador seja punido e sem que as empresas saiam no prejuízo. “Que fique claro: não aceitaremos nenhuma proposta de redução de salários, demissões ou corte de direitos! Como de praxe, seguimos abertos ao diálogo seja ele com empresas, governantes ou outros agentes envolvidos em superar este desafio. Neste momento é de extrema importância também destacar esse papel conciliador e essencial que vem sendo cumprido pelos Sindicatos brasileiros, garantindo com suas negociações que o vírus não se espalhe ainda mais por nosso território e mostrando mais uma vez para todos que somos fundamentais para manter o Brasil nos trilhos”, finaliza a nota.