O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes) denúnciam que os profissionais do Unicuritiba tem enfrentado ameaças veladas de demissões. Ainda conforme o Sinpes, em nota, nesta segunda-feira, 23 de junho, a instituição teria demitido vários funcionários do setor administrativo e agora, conforme acreditam muitos docentes, os próximos alvos são os professores.

O Sinpes afirma que o Unicuritiba foi comprado no final de 2019 pelo Grupo Ânima Educacional e desde então estariam sendo realizadas mudanças pelo grupo o que teria provocado um clima de apreensão entre docentes e estudantes. O Ânima, segundo o Sinpes, estaria tentando implementar uma nova matriz curricular que será aplicada progressivamente pela instituição e, ao longo do tempo, irá reduzir a carga horária em salas de aula, resultando na demissão de professores. 

Essas mudanças sofrem resistência por parte dos acadêmicos que promoveram um protesto por meio de um “buzinaço” na última sexta feira (19). Já os professores, além da incerteza da garantia de emprego depois da implementação da nova matriz curricular, se viram na última semana diante de um novo “Edital de Seleção dos Professores para Concessão do Regime de Trabalho de Tempo Integral e Parcial”.

De acordo com o Sinpes, o documento é prejudicial aos docentes. Essa mudança traz entre outras mudanças, a redução de conteúdo ministrado em diversas disciplinas, com consequente diminuição de carga horária e de salários. 

Procurado pela reportagem, o Unicuritiba encaminhou nota de esclarecimento: O UniCuritiba informa que a cada encerramento de semestre letivo há movimentações no corpo docente e setor administrativo da instituição, tendo em vista que é um momento de planejamento de turmas dos cursos existentes, assim como da abertura de novos cursos em nossas unidades acadêmicas. Vale reforçar que é um processo que envolve, também, abertura de novas vagas para o corpo docente a partir desta dinâmica existente em uma instituição de ensino superior. Ressaltamos que seguimos investindo na capacitação e desenvolvimento do corpo docente e dos colaboradores administrativos para qualificar ainda mais a relação de ensino e aprendizagem, além de se manter atenta aos novos talentos.”

Quando houve a compra, o UniCuritiba oferecia 19 cursos de Graduação, mais de 20 opções de especialização, além de Mestrado e Doutorado em Direito. Possui cerca de 5.200 estudantes e campus de elevado padrão, localizado no bairro Rebouças, região estratégica de Curitiba.  São aproximadamente 450 colaboradores e 220 docentes, somando quase 800 funcionários.