Disponível no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) o mapa de itinerários de ônibus, que funciona desde junho na ferramenta Transit do Google Maps, oferece a possibilidade de saber em que ponto do trajeto está o ônibus naquele momento.

A nova funcionalidade foi desenvolvida pela área de Tecnologia de Informação da própria Urbs, a partir das informações geradas pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica que permite o monitoramento dos ônibus em tempo real, no Centro de Controle Operacional. A partir de dezembro, os painéis já instalados nos pontos de parada dos terminais e nas estações tubo vão informar em quanto tempo o ônibus estará no ponto.

Além do tempo real, o sistema de informação de itinerário indica a melhor opção de ônibus, dá alternativas de linhas próximas e informa em que ponto do trajeto estão, por exemplo, unidades de saúde, armazéns da família, escolas municipais, delegacias de polícia. Se o cidadão pretende ir a um desses lugares, o sistema também informa a melhor opção a partir do ponto de partida.

Para visualizar onde está um determinado ônibus no momento, saber a melhor alternativa para o roteiro escolhido ou que linhas passam no local para onde se quer ir, entre muitas outras opções, basta clicar em Itinerários, que encabeça a página inicial do site da Urbs. Indicando o ponto de saída e o de chegada, é possível saber quais as melhores opções de linha e onde estão os pontos mais próximos.
Para saber onde está o ônibus escolhido, pode-se clicar em linhas e digitar o nome da linha ou o número do ônibus escolhido na etapa anterior para ver os estão os ônibus ao longo de todo o trajeto. Clicando sobre o ônibus, o cidadão terá o tempo real e onde ele se encontra.

Como localizar o ônibus
• Acesse o site: www.curitiba.pr.gov.br
• Clique em Itinerários, no alto da página inicial
• Informe ponto de origem e destino e clique em como chegar
• Escolha a opção que lhe parecer melhor, clicando sobre o número ou nome da linha para ter as opções de trajeto até o ponto mais próximo
• Para saber onde está o ônibus clique em Linhas e digite o número ou nome da linha
• Clique sobre o ônibus escolhido no mapa para saber em que ponto do trajeto ele se encontra naquele horário.
• Para ter melhor visualização, aumente a imagem clicando no próprio mapa.