A crise vivida pelo Palmeiras nos últimos dias tirou o emprego do último treinador campeão brasileiro, Luiz Felipe Scolari, e agora coloca pressão em outra figura renomada no futebol brasileiro. O diretor de futebol Alexandre Mattos, responsável por montar o elenco da equipe alviverde, é quem convive agora com a insatisfação no clube, anos depois de ter sido apelidado de “Mittos” por parte da torcida e até estrelado uma ação publicitária para promover o programa de sócio-torcedor.

Nos últimos dias, o dirigente teve a demissão pedida pela principal organizada, a Mancha Alviverde, autora de um manifesto com acusações de desvio de dinheiro. Ainda houve a crítica promovida pelo presidente do Conselho Deliberativo, Seraphim Del Grande, autor de um áudio em que aponta Mattos como o grande problema do clube. No entanto, o diretor de futebol continua com um grande prestígio, principalmente com o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, e com a patrocinadora, Leila Pereira, dona da Crefisa.

A divergência na cúpula alviverde sobre os méritos do trabalho de Mattos contrastam com a imagem dele na equipe anos atrás. Ao chegar ao Palmeiras em 2015, contratou 25 jogadores e ganhou o apelido de “Mittos”. O clube até o colocou na época para estrelar a ação publicitária em que convocava a torcida para aderir ao programa de sócio-torcedor Avanti.

Se dentro do clube Mattos atualmente divide opiniões, no passado o dirigente era quase uma unanimidade inclusive dentro da diretoria. Trazido pelo ex-presidente Paulo Nobre e mantido por Galiotte, o diretor de futebol teve o contrato renovado com o clube por duas vezes, a última delas em novembro do ano passado, pouco depois do título do Campeonato Brasileiro.

“Nosso objetivo é ser protagonista. Só um consegue ser campeão. Conseguimos dois Brasileiros e um vice. O segredo para ganhar é jogar a Libertadores e ir crescendo. Quando não ganha é porque faltou alguma coisa. Temos de aprender e melhorar para, no ano que vem, ser protagonista e, quem sabe, ser campeão”, explicou Mattos na última semana. No clube desde 2015, o dirigente participou das conquistas da Copa do Brasil, no mesmo ano, e do Campeonato Brasileiro em 2016 e 2018.

INÍCIO – Estar no comando do futebol do Palmeiras parecia impensável há cerca de 20 anos, quando Mattos via o futebol apenas como um sonho. Mineiro de Belo Horizonte, ele é formado em educação física e administração de empresas. Trabalhou como vendedor de shopping, foi sócio de uma academia de ginástica e teve a primeira experiência em um clube em 2005, no América-MG.

O então presidente do América-MG, Antônio Baltazar convidou Mattos para trabalhar como assessor não remunerado de 2005 a 2008. No ano seguinte, Mattos virou diretor de futebol e ficou no cargo até 2011. Nesse período a equipe saiu da segunda divisão mineira e da Série C do Brasileiro rumo à elite nas duas competições. O trabalho de planejamento de elenco e a habilidade de contratar jogadores impulsionaram o dirigente ao Cruzeiro.

Fã do diretor de futebol Eduardo Maluf, nome histórico tanto para Cruzeiro como para América-MG, Mattos teve passagem vitoriosa pelo time celeste. O dirigente montou os elencos campeões brasileiros em 2013 e 2014 e passou a chamar a atenção de outros clubes. O Flamengo tentou, mas foi o projeto do Palmeiras que lhe conquistou.

Desde então, o dirigente é quem atua no planejamento do elenco e nas negociações alviverdes. Mattos conversa com os treinadores sobre possíveis nomes de jogadores e trata de buscá-los no mercado. Entre a chegada no Palmeiras até hoje, contratou cerca de 70 reforços, número alvo de críticas nos bastidores por ser considerado alto. Atuou também em vendas importantes, como nos casos de Keno, Gabriel Jesus e Mina. Nos últimos anos as saídas de jogadores renderam cerca de R$ 500 milhões ao clube.

Nos bastidores, Mattos é conhecido pela personalidade forte e pelo perfil determinado quando se trata de resolver contratações. O dirigente procura resolver as conversas rapidamente e até mesmo chega a ligar para empresários, jogadores ou treinadores em plena madrugada. Com boa lábia, gosta de apresentar aos alvos um plano de como serão valorizados no Palmeiras.

A intensa participação em negócios no futebol levou Mattos ser uma personalidade influente no meio. No ano passado, por exemplo, realizou sua festa de casamento em Trancoso, no litoral baiano, com a presença de vários empresários de jogadores importantes. Boa parte do elenco do Palmeiras também marcou presença, assim como Felipão e Leila Pereira.

No clube, a decisão da cúpula é de manter Mattos, apesar da grande pressão nos bastidores pela saída dele. O dirigente, inclusive, já tem na cabeça algumas ideias para promover mudanças no elenco para a próxima temporada. As sugestões serão discutidas com o novo treinador, Mano Menezes, para, quem sabe, resgatar um pouco da imagem de “Mittos”.