Divulgação

O artista plástico João GG, um dos nomes promissores das novas gerações de artistas brasileiros, inaugura a mostra individual “Latitude 35” na Soma Galeria, em Curitiba, em 04 de dezembro (sábado), a partir das 14h. O artista estará presente no local, assim como o curador da exposição, Renato Menezes, que a partir das 14h30 promoverão um bate-papo com o público presente. A entrada é gratuita e o evento de inauguração vai até as 20h.

João GG participou de diversas mostras no Brasil e no exterior (expondo na Ásia com destaque). “Latitude 35” é sua primeira exposição individual em Curitiba, apresentando seu estilo e personalidade de uma forma mais ampla. O nome que batiza o evento faz referência à linha imaginária que corta a região do Rio Grande do Sul em que João GG nasceu. Mais que isso, foi lá onde todas as obras presentes na SOMA Galeria foram concebidas e realizadas, em um processo de criação intimista e bastante particular.

“Juntos, estes trabalhos buscam pensar sobre suas próprias origens e sobre os aspectos míticos e físicos da geografia gaúcha, fazendo emergir um lugar onde os mistérios da ficção suplantam de vez a aspereza da realidade”, afirma Renato Menezes, curador da exposição.

As obras apresentadas apresentam um hibridismo de técnicas e de materiais, que podem apresentar característica de telas, relevos, instalações entre outras modalidades artísticas que fazem parte do repertório do artista. O curador cita que materiais como “vespeiros, raízes, ossos, crustáceos e sedas se associam, assim, a papéis antigos, vidros finíssimos, bibelôs, estatuetas, pingentes e badulaques”.

As peças que compõem o repertório de imagens de João GG mostram com ele opera como um artista-colecionador “Se ‘toda coleção é uma forma prática de memória’, então João GG a exerce na medida em que encontra objetos singulares, vazios de utilidade e cheios de completude, que se reorganizam entre si e se reviram sutilmente na espessura das narrativas pessoais”, explica Renato Menezes.

A exposição “Latitude 35” fica em cartaz até 20 de fevereiro de 2022, podendo ser visitada gratuitamente de terça a sábado das 14h às 19h. A SOMA Galeria está no multiespaço SFco179, localizado na Rua São Francisco, no Centro de Curitiba.

Serviço:
Exposição “Latitude 35”, de João GG
Local: SOMA Galeria (Rua São Francisco, 179, no multiespaço SFco179)
Quando: Inauguração em 4 de dezembro (sábado) às 14h. A partir das 14h30 haverá bate-papo com o curador Renato Menezes
Visitação: de terça a sábado das 14h às 19h, até 20/02/2022
Entrada gratuita