Ernani Ogata

Neste sábado (14), às 9h, será realizado o sorteio dos equipamentos de votação que passarão pela Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e pela Auditoria de Verificação e Autenticidade dos Sistemas. O evento acontece no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, situado na Rua João Parolin, 224, Prado Velho, com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube. A mesa de autoridades será presidida pelo desembargador Tito Campos de Paula.

As auditorias verificam o funcionamento, a transparência e a segurança dos equipamentos de votação. Participam do sorteio 19.507 das 20.745 seções eleitorais do Paraná. As demais encontram-se em localidades consideradas de difícil acesso.

Dentre as doze urnas sorteadas, oito passarão pela Auditoria de Verificação da Autenticação e Integridade dos Sistemas, que ocorre nos próprios locais de votação. Os equipamentos testados passam por uma verificação das assinaturas e resumos digitais que confere se os sistemas estão de acordo com o que é determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O procedimento é realizado por juízes eleitorais em momento anterior a emissão da Zerésima (relatório que comprova que não há votos previamente registrados na urna eletrônica).

Para a realização da Auditoria de Funcionamento, que testa, no dia da eleição, o equipamento em condições normais de uso, são sorteadas quatro urnas. Elas serão transportadas até a capital e substituídas no local de votação por outras de contingência.