Levy Ferreira/SMCS

Começou nesta terça-feira (12/11) a segunda turma do curso de defesa pessoal Sou Curitibana, Sei me Defender, uma parceria entre a Casa da Mulher Brasileira, por meio da Assessoria de Direitos Humanos e Política para Mulheres, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e o Instituto Shogun.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 15h às 16h, na Casa da Mulher Brasileira, no Cabral, e vão até 5 de dezembro.

A professora de moda Elaine Piovezan é uma das 30 alunas matriculadas e resolveu aprender técnicas de defesa pessoal por ter medo da reação que possa ter diante de uma situação de violência.

“Tenho uma filha de 5 anos e acho importante saber ensinar pra ela como se defender, como perceber o ambiente e se prevenir”, disse Elaine.

Maria Eduarda Antunes é estudante de jornalismo e já foi vítima de violência, por isso resolveu conhecer as técnicas de defesa. “Quero aprender como agir em uma situação de risco e não reagir por impulso”, disse.

A professora Luana Barbosa, do Instituto Shogun, é uma das instrutoras do curso e diz que o mais importante é ensinar as ferramentas de defesa e nunca encorajar o confronto com o agressor.

“Nestes oito encontros queremos motivar as mulheres para despertar no processo de defesa pessoal, queremos que, em Curitiba, elas se sintam acolhidas e cuidadas”, disse Elenice Malzoni, diretora da Assessoria dos Direitos Humanos de Curitiba.