Unsplash/Divulgação – Quando a gente descobre quem é

Dia desses me perguntaram sobre o que eu acho da frase, atribuída a Coco Chanel, “vista-se mal e notarão a roupa. Vista-se bem e notarão a mulher”. Fiquei pensando que, justo ela, aquela mulher intrépida e pouco afeita aos padrões, não poderia estar falando só da roupa. Não estava. O caso não é estar na moda ou vestir roupas caras. Mas o que faz você feliz.

Roupa é linguagem e, por isso, vestir-se bem é super-relativo. O que não é relativo é ter e transparecer amor-próprio e autoestima. Quando você está feliz, sentindo-se bem com o seu interior e sua aparência, conhecendo o seu corpo, o seu gosto e sabendo o que a torna ainda mais bonita, o ato de se vestir é fácil. Jeans e camiseta bastam para emoldurar a pele boa, o sorriso farto. Agora, se você não se gostar, de que vai adiantar a roupa caríssima, assinada pelo estilista famoso?

A sessão de Modaterapia de hoje recomenda que você gaste mais tempo para se conhecer, para saber do que gosta e do que não gosta. Ninguém é obrigado a embarcar em nenhum modismo (seja ele fashion, comportamental ou sentimental) sem querer. Livre-se das amarras. Experimente mais. A única pessoa que precisa se agradar com o seu visual é você mesma. O resto é consequência. Nas fotos, mulheres legais que descobriram sua beleza e desfilam a sua moda por aí.

Pinterest/Reprodução

Stella MacCartney é cool, vegana, supercontemporânea e está à frente da marca que leva o seu nome e segue seus preceitos: sofisticação, simplicidade e nada de fonte animal

Pinterest/Reprodução

A designer norte-americana Iris Apfel é fashionista e se diverte compondo seus
looks exagerados e exuberantes

Pinterest/Reprodução

Mulheres são feitas de curvas e aceitá-las faz bem! A modelo plus size Marquita Pring se vale delas para esbanjar estilo