Divulgação/Assessoria de Imprensa

Dia 22 de abril é celebrado o Dia da Terra, ou Earth Day, um movimento global reconhecido pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Na data, pessoas, entidades públicas e privadas, mídia e governos de todo o mundo são convidados a promover ou estimular o fortalecimento e a valorização de ações em prol da saúde do planeta e da natureza. Todas precisam levar em conta os atuais desafios mundiais relacionados à promoção da proteção do meio ambiente, do planeta, da vida na Terra e da promoção da paz.

Em 2022, a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), foi convidada a ser parceira honorária do Earth Day e aproveita a oportunidade para estimular todas as pessoas que acompanham o trabalho da instituição há quase 40 anos em defesa da Mata Atlântica e da biodiversidade a apoiar o movimento e buscar conhecer mais sobre as ações e iniciativas da entidade, considerando o alinhamento desses esforços em relação ao apelo da data.

No Instagram da SPVS, a partir da noite do dia 21 de abril, em um dos destaques, será disponibilizada uma relação de materiais que podem ser usados para que parceiros interessados possam promover as iniciativas que conduzem também em suas redes sociais.

A SPVS ainda espera divulgar, novamente por meio das redes, ações sinérgicas às propostas do Dia da Terra, que marquem o perfil da entidade (@spvs, no caso do Instagram da SPVS) e @earthdaynetwork (o perfil do movimento global).

Durante alguns dias de abril, a SPVS vai fazer algumas postagens em suas redes sociais, em que o endosso do Earth Day será destacado, já que aquela ação faz parte das atividades e propostas do movimento. Entre elas, estão o projeto de conservação do mico-leão-de-cara-preta, a proteção de 19 mil hectares de Mata Atlântica (Reservas Naturais da SPVS), o projeto de conservação do papagaio-de-cara-roxa e do papagaio-de-peito-roxo, condomínio da Biodiversidade (Conbio) – conservação em ambientes urbanos e periurbanos, desmatamento evitado, educação para conservação, e a Grande Reserva Mata Atlântica.

Todas as entidades interessadas em destacar ações e projetos que tenham sinergia com as propostas do movimento podem registrar suas ações no site do Earth Day: https://www.earthday.org/actions/register-your-earth-day-event/.

No portal, haverá uma relação de iniciativas que poderão ser acessadas por pessoas de todo o mundo. Dessa forma, quem desejar participar de um dos eventos, pode acessar earthday.org e ver o que estará acontecendo por perto.