Ari Dias/AN-PR

A startup curitibana MCities, responsável pela implantação das três primeiras ruas “interativas” da capital, lançou nesta semana uma campanha para estimular a doação de sangue, com agendamento on-line, para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A ação tem apoio do Vale do Pinhão e da Unimed Curitiba.

“É um momento delicado, mas a doação de sangue é fundamental para atendimento de outras situações de saúde”, diz Paulo Hansted, CEO da MCities. Ele lembra que, em maio, o Hemepar registrou apenas 11.823 doações em toda Hemorede, o menor número desde o início do ano.

Campanha
As ruas Prudente de Moraes, XV de Novembro e Itupava, primeiras ruas interativas de Curitiba, receberam sinalizações, instaladas nas fachadas de imóveis, que trazem mensagens de estímulo a doação de sangue e QRCodes de conexão imediata com as plataformas MCities (Website, Mobile, App e Rede Sociais) com todas as informações necessárias para conectar doadores aos hemocentros. O agendamento on-line facilita e oferece ainda mais segurança para os doadores.

As soluções de interatividade não param por aí. A MCities, em parceria com a empresa Lumibike, vai promover, até o fim da campanha, projeções gigantes em prédios na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, no Centro e Batel, com a missão de despertar a curiosidade dos moradores locais.

“O movimento do ecossistema Vale do Pinhão sempre apoia as causas da cidade, por isso acreditamos que esta campanha terá uma boa repercussão entre empresas de tecnologia e inovação”, afirma Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Como doar
No site da MCities, estão todas as informações de como fazer o agendamento on-line da doação de sangue para o Hemepar ou Hemobanco. A coleta é feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou aos sábados, das 8h às 12h.

Para doar, o interessado precisa estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal), ter o peso mínimo de 50 quilos e estar descansado e com alimentação adequada. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e mulheres em um intervalo de 90 dias. É imprescindível a apresentação de documento de identificação com foto.