Franklin de Freitas – Entrega de cargas por bike atinge um nicho de clientes que até então estava esquecido: sustentabilidade é um dos atrativos que chama atenção

O transporte motorizado assumiu papel predominante nos deslocamentos cotidianos da população, o que responde por grande parte das emissões de poluentes dos centros urbanos. Mas a ocupação desenfreada das grandes cidades, marcada pela ausência de vagas para estacionamento e um trânsito constante, levaram empresas a apostar em um meio de transporte simples e econômico, que atualmente serve até mesmo para entregas de itens grandes: a bicicleta.

É o caso da startup EcoBike Cargo, surgida em 2020 como alternativa a vans e demais veículos automotores usados no transporte de cargas. Liderada por Victor Ferraz, a empresa baseada em Curitiba enxergou no uso comercial de bicicletas de carga um negócio lucrativo, que se valia dos conceitos da entrega last mile para melhorar a logística de distribuição de mercadorias e objetos para empresas, principalmente no centro da capital paranaense.

Listada no começo do ano pela Liga Ventures entre mais de 16 mil projetos e startups que estão se destacando pelo valor que agregam aos setores de mobilidade, logística e transportes, a EcoBike Cargo conta com bicicletas cargueiras Long John para o deslocamento de itens para e-commerces, distribuidores, embarcadores e varejistas, atendendo a mais de 100 pedidos diários com uma equipe de entregadores especializada. A capacidade de carga é de até 100 Kg, com até 420 litros de volume.

Segundo Victor Ferraz, dono da EcoBike Cargo, a empresa ganhou espaço em pouco tempo de atuação na cidade pois oferece um modelo de serviço que atende às expectativas exatas de um nicho de clientes muito específico. “Nosso foco é o mercado de entregas B2B, ou seja, que atende empresas e não diretamente o consumidor final”, afirma. “Depois de muitos estudos, nós identificamos que os centros tradicionais de distribuição não conseguiam atender às demandas de companhias da cidade. Dito de maneira mais simples: aquilo que chega a Jundiaí, em São Paulo, não pode vir parar nas mãos de quem está em Curitiba sem que algumas horas ou até dias sejam perdidos”, explica.

O foco em uma logística diferente de distribuição é o segredo que levou à criação da EcoBike Cargo. “Nosso modelo custa menos que as entregas motorizadas, leva menos tempo e não polui o meio ambiente”, diz. “Com um meio de transporte que pode de fato circular no centro com rapidez, nós conseguimos desafogar gargalos de logística somente com o aluguel de um contêiner e recebendo as demandas de empresas de e-commerce, que passaram a confiar no nosso serviço”, conta Ferraz, que atualmente consegue, com um único funcionário, fazer 50 entregas por dia, sem em horário comercial e com um custo por viagem que pode chegar a apens R$ 5.

A estrutura sustentável e tecnológica da empresa — sem poluição do meio ambiente e com um roteiro baseado no zoneamento inteligente da capital paranaense — tornou-se o diferencial no setor por conta da redução do valor de fretes, a colaboração para a redução do trânsito de utilitários e para a diminuição da poluição das zonas em que o trânsito representa um gargalo operacional.

Para o futuro, a startup pretende expandir as operações para um barracão de maiores proporções em Curitiba e avalia o início das atividades em outros grandes centros do sul como Porto Alegre e Florianópolis, sem falar nas capitais do sudeste. “Nossa meta é fazer com que mais pessoas possam aproveitar um serviço rápido, inteligente e comprometido com o bem-estar do mundo, sem poluição do ar ou sonora e, menos ainda, perda de tempo e produtividade por conta do caos urbano promovido pelo excesso de carros”, afirma.

Sobre

A EcoBike Cargo

Fundada em 2020, a EcoBike Cargo está ligada à EcoBike Courier, maior empresa de entregas sustentáveis do Brasil, que atua em nove cidades do país.
Dedicado ao transporte de mercadorias de pequeno e médio porte, o novo projeto spin-off atua, por ora, somente em Curitiba e é voltado exclusivamente ao o mercado de entregas last mile para e-commerces, distribuidores, embarcadores e varejistas, atendendo a mais de 100 pedidos diários com uma equipe de entregadores especializada.