Novas empresas oferecem soluções que facilitam o investimento no esporte. Em uma delas, os torcedores pagam R$ 29,90 para se cadastrar no site da plataforma de incentivo “Sigo Esporte”. Com essa contribuição, ele recebe o Cartão Time Brasil, que usa um programa de recompensas para reverter para o usuário o valor da mensalidade em descontos em lojas parceiras, como cinemas, supermercados. Além disso, o torcedor pode interagir com os ídolos. O cartão tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Outras formas de contribuição dos torcedores são a doação direta ou o consumo de produtos que os atletas indicam no site. Estes, por sua vez, são beneficiados com parte das mensalidades e das vendas dos produtos que eles indicam.

O principal objetivo é ajudar os atletas em início de carreira. No fim de 2018, o então Ministério do Esporte reduziu R$ 478 milhões na verba prevista para 2019. O impacto foi maior entre os jovens, pois categorias como Atleta Estudantil e Atleta de Base já não serão mais contempladas com bolsas. “O projeto me encantou desde o início. Eu já vi muitas pessoas abandonarem o esporte por falta de incentivo. A ideia é ajudar os atletas”, diz a oposto Rosamaria, que atua no vôlei italiano.

O projeto foi criado por Ignácio Aloise, ex-diretor esportivo da Federação Internacional de Judô. Ainda não existem números de adesão dos torcedores em função do lançamento recente da plataforma, mas ela conta com 22 atletas de 15 modalidades, entre eles o ginasta Diego Hypolito, a judoca Rafaela Silva e a surfista Maya Gabeira.

A meta é ambiciosa: alcançar seis milhões de atletas, 41 milhões de consumidores em potencial e 1,5 milhão de estabelecimentos. “Os esportistas atraem fãs e estabelecimentos, que aderem à plataforma. Com isso, mais atletas também entram e as pessoas usam os meios de pagamento para investir nos atletas”, explica Ignacio.

A Incentiv conecta causas e projetos selecionados em leis de incentivo fiscal a pessoas e empresas em todo o Brasil em uma plataforma online de livre acesso. É possível direcionar até 8% do Imposto de Renda ou de 20% a 50% do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). É possível pesquisar projetos por região, causas ou público beneficiado. Só projetos previamente auditados e analisados podem receber recursos.