SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Aplicativos de carona de bicicleta, de carro e até carona a pé; uma solução de recarga para unificar cartões de transporte e um sistema de alerta e rastreamento de casos de assédio estão em teste em cinco cidades brasileiras nos meses de outubro e novembro.

Os projetos foram finalistas do concurso Desafio InoveMob, criado para promover alternativas de deslocamento entre grandes centros de atividade, como escolas, universidades, centros empresariais e esportivos, hospitais e terminais de transporte coletivo.

Organizado pelo WRI Brasil, entidade focada em pesquisa, estratégias e ferramentas para clima, florestas e cidades, e financiado pela Toyota Mobility Foundation, o desafio foi desenhado para atrair pesquisadores e empresas de serviços. 

Foram recebidos cem projetos, de 13 Estados. Entre os requisitos estavam o uso de tecnologias limpas, a promoção do compartilhamento de veículos, a contribuição para a acessibilidade de pessoas com deficiência, idosos e crianças e o fomento à equidade de gênero na mobilidade.

A primeira peneira resultou em 12 projetos que foram apresentadas a prefeitos da Frente Nacional de Prefeitos. Da terceira etapa, foram selecionados os cinco finalistas, que receberam apoio financeiro de R$ 65 mil para testar seus projetos na prática.

O vencedor será anunciado no dia 5 de dezembro e receberá R$ 400 mil para dar escala a seu projeto, com a colaboração dos organizadores do concurso, e implantar o projeto em cidades brasileiras.  No total, foram distribuídos R$ 700 mil em prêmios. 

“O InoveMob surgiu para movimentar o ecossistema de inovação em mobilidade e fazer a conexão entre novas soluções e as cidades dispostas a estar na vanguarda”, diz Luis Antonio Lindau, diretor do programa de cidades do WRI Brasil.

Segundo Ryan Klem, diretor de Programas da Toyota Mobility Foundation, o concurso busca soluções locais e quer servir como “ponte entre os governos e os novos provedores de mobilidade, facilitando a correspondência de soluções adequadas aos desafios existentes”.

“Quisemos colocar em contato empreendedores e tomadores de decisão e buscamos parceiros estratégicos como a Frente Nacional de Prefeitos e o MobiLab, Laboratório de Inovação em Mobilidade da Prefeitura de São Paulo”, afirma Lindau.

A seguir, trechos da entrevista de Luis Antonio Lindau, do WRI Brasil.

PERGUNTA – Como o público das cidades vai avaliar as experiências?

LUIS ANTONIO LINDAU – Em São Paulo, as pessoas da região [das avenidas] Berrini e Faria Lima podem utilizar a Bikxi, um serviço de táxi por bicicleta, e os passageiros do transporte coletivo podem realizar recargas sem enfrentar filas através da solução da OnBoard. Em Belo Horizonte, crianças de sete escolas municipais podem utilizar o Carona a Pé. Na prefeitura de Juiz de Fora e no Ministério das Cidades, os servidores podem combinar caronas através da Bynd. E, em breve, o Nina estará implantado em Fortaleza. 

 

P – Como as respostas do público interferem no resultado?

LAL – Uma pesquisa para avaliar a satisfação das pessoas que utilizaram estes serviços está sendo conduzida agora e, além de fazer parte da avaliação final do InoveMob para a escolha do grande vencedor, proporcionará importante retorno às startups para aprimorar seus produtos.

 

P – Quais os critérios para designar o vencedor?

LAL – São três: avaliação da equipe organizadora sobre operação do processo piloto, entrevistas com pessoas das das prefeituras onde estão sendo realizadas as experiências e as respostas do público, e avaliação da comissão julgadora.

 

P – O que é o programa de cidades do WRI Brasil?

LAL – Desde 2005, ele desenvolve e replica soluções sustentáveis de mobilidade e desenvolvimento urbano para tornar as cidades mais equitativas, melhorar a qualidade de vida e proporcionar um ambiente onde as pessoas possam prosperar.

FINALISTAS QUE ESTÃO EM TESTE

ONBOARD MOBILITY –  SÃO PAULO e BELO HORIZONTE

A proposta é integrar os diferentes serviços do transporte coletivo em um só cartão em duas  opções: uma pela recarga de crédito de passagens de transporte pelo aplicativo da OnBoard e a segunda como um assistente virtual que ajuda a pessoa a fazer a recarga pelo chat do Facebook, um chatbot de recargas.

NINA – FORTALEZA

Funcionalidade acoplada em aplicativos que facilita a denúncia de casos de assédio no transporte coletivo. O dispositivo localiza o ônibus/veículo onde o assédio ocorreu e aciona uma rede de usuários próximos, além de gerar um mapeamento de linhas, rotas, trechos e horários em que acontecem a maior parte dos casos de assédio.

CARONA A PÉ – BELO HORIZONTE

O projeto treina e estimula comunidades escolares a caminharem em pequenos grupos de casa até a escola. Solução para diminuir a circulação de veículos no entorno das escolas e modo de estimular desde cedo um meio sustentável para locomoção.

BIKXI – SÃO PAULO

Primeiro serviço de carona compartilhada em bicicletas duplas elétricas. Segundo o diretor do WRI, tem o potencial de migrar usuários do transporte individual motorizado para um modo mais sustentável como a bicicleta e, com isso, de formar novos ciclistas.

BYND – JUIZ DE FORA E BRASÍLIA

Aplicativo de caronas para pessoas e organizações que queiram tornar seus deslocamentos mais eficientes e reduzir gastos.