Petraglia (Crédito: Geraldo Bubniak)

O árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP) registrou na súmula de Atlético Paranaense 2 x 1 Grêmio, no último sábado, na Arena da Baixada, declarações do presidente do clube paranaense, Luiz Sallim Emed, e do presidente do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia.

“Informamos que na saída do campo de jogo da equipe de arbitragem, no intervalo, no túnel, em frente ao vestiário da equipe do Atlético Paranaense o ex-presidente (sic) Sr. Mario Celso Petraglia e o atual presidente Sr. Luiz Sallim Emed gritavam reiteradamente as seguintes palavras: 'que pênalti foi esse que você marcou?' e acintosamente apontavam o dedo em riste em direção à equipe de arbitragem”, escreveu o árbitro.

No jogo, o árbitro anotou pênalti polêmico a favor do Grêmio. Na jogada, Léo Pereira, do Atlético, empurra Paulo Miranda, do Grêmio. No entanto, a imagem mostra também que Paulo Miranda derrubou Zé Ivaldo ao mesmo tempo. 

Agora, a súmula da partida segue para a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O procurador pode decidir se leva os dois presidentes a julgamento ou se ignora o caso. A tendência é que sejam indiciados com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê suspensão de 15 dias a 180 dias. 

No caso de dirigentes, a suspensão não tem muito efeito prático. Nesse período, apenas não poderão frequentar setores restritos do estádio em dias de jogo.