Ernani Ogata

A Associação Paranaense de Supermercados (Apras) enviou nota na qual informa que acata a decisão da Prefeitura sobre a bandeira vermelha e irá orientar todos os seus associados para que se adequem às medidas, mas que se preocupa com a redução do horário de funcionamento dos supermercados, que podem gerar aglomerações em outros horários,  e que as lojas correm contra o tempo para isolar os produtos não essenciais.  O artigo quinto do Decreto Municipal nº 565, que instaurou a Bandeira Vermelha na Capital, diz que nos estabelecimentos, que prestam os serviços e atividades essenciais é permitida apenas a comercialização de produtos essenciais, como alimentos, bebidas, higiene e limpeza para humanos e animais, devendo os demais setores serem isolados.

Confira a lista do que poderá abrir e do que ficará fechado com o lockdown em Curitiba

“Hoje, as redes supermercadistas costumam realizar um gerenciamento de categorias que nem sempre concentra todos os produtos de um setor em apenas um local, o que dificulta ainda mais o trabalho. A Apras destaca que os supermercados estão correndo contra o tempo para se adequar ao decreto e agindo com foco na segurança e na saúde de todos”, diz a nota. 

Pelo novo decreto, válido até o dia 21 de março, os supermercados em Curitiba podem funcionar das 7 às 18 horas, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até às 20 horas.

A entidade ainda pede para que a população colabore e ajude o setor, evitando aglomeração externa nas lojas e respeitando a decisão da Prefeitura de que apenas um membro da família vá às compras. “Outro pedido é que os clientes entendam que os colaboradores dos supermercados não estão medindo esforços para melhor atender a todos e que trabalham no cumprimento das normas estabelecidas no decreto. A Apras acredita que com a compreensão e a colaboração de todos, será mais fácil vencermos esta guerra contra a Covid. A Associação também ressalta que o momento é, de fato, difícil e lamenta que a cidade tenha chegado a um ponto crítico como este”, afirma a nota.