Colaboração

A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e a Associação Paranaense dos Supermercados (Apras) anunciaram nesta sexta (20) algumas medidas para setor em tempos de pandemia de coronavírus. Uma delas prevê a abertura das lojas do Estado uma hora mais cedo, às 7 horas, para idosos e gestantes. Os supermercados também seguirão a recomendação de limitar o número de alguns produtos, embora, segundo presidente da Apras, Joanir Zonta, não haja risco de desabastecimento no Paraná. As medidas, que estão em decreto do governo do Paraná, começam a valer já neste sábado (21). 

 O termo de cooperação assinado entre a Secretaria e a Apras limita a venda a 12 unidades de leite longa-vida, 2 fardos de papel higiênico e 5 litros de álcool líquido 70% por cliente. “A resolução recomenda que os mercados utilizem o bom-senso e o espírito público para limitar a venda de produtos conforme sua disponibilidade, conforme esse termo acordado com a Apras. Se essa orientação não for atendida, podemos tomar medidas mais severas”, disse Leprevost. A medida está prevista no artigo 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor.

“Essas decisões têm como objetivo garantir que todos os consumidores possam fazer suas compras com tranquilidade. Ninguém precisa comprar uma quantidade desproporcional ao seu consumo. Essa atitude pode ser compreensível pelo medo que algumas pessoas têm por conta da pandemia, mas entendemos que a melhor medida no momento era possibilitar uma limitação, nesse caso específico e neste momento específico”, afirmou Cláudia Silvano. “Importante ressaltar que os fornecedores têm o dever de informar os consumidores de uma forma bem clara e visível sobre esses volumes”, acrescentou.

“A quantidade de produtos que os supemercados vão vender vai depender do estoque de cada loja. Uma loja grande tem alcool gel pode liberar 3 ou 4 por pessoa, mas a loja que tiver menor estoque, vai liberar um somente”, disse Zonta.  “Não há falta de proditos nos supermercados. O que aconteceu na correria do consumidor é que faltou logística para repor os produtos, porque as compras aumentaram, mas a equipe nas lojas são as mesmas. Teve loja que vendeu o dobro de produtos. Os consumidores podem ficar tranquilos, porque os supermercados estão preparados”, afirmou Zonta.

Pedidos
Na mesma entrevista coletiba, o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, fez três pedidos. “Quem tem empregada doméstica, pedimos que liberem a partir de segunda e continuem pagando o salários delas. Esse é um pedido que estamos fazendo. Outro pedido é que não compartilhem fake news, que podem resultar em perdas de vidas. E um terceiro pedido, muitos idosos que estão em casa que as pessoas gastem 10 minutos do dia e peguem o telefone e liguem para o idoso que ela conhece, que é parente, tio, que é vizinho, ligue para esse idoso, atenuar a solidão”.