O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) apresentou requerimento pedindo informações ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Secretaria de Estado da Fazenda, Paraná Previdência e Tribunal de Justiça. Ele quer saber quantos são e quanto custam aos cofres do Estado os servidores públicos do Paraná, ativos e inativos, que recebem acima do teto constitucional da remuneração mensal de R$ 33, 7 mil. Hoje, Veneri vai requerer informações similares à própria Assembleia Legislativa. O teto constitucional é o valor pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Privilégio
De acordo com levantamento publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, ao menos 13,1 mil funcionários públicos federais, dos três poderes, que atuam nos Estados e municípios, tiveram ganhos mensais acima do teto constitucional de R$ 33,7 mil em 2015. Para Veneri, no momento em que se discute o orçamento do Estado para 2017, e em que o Executivo suspende por tempo indeterminado a reposição salarial dos seus servidores, alegando falta de recursos, é necessário saber se há servidores privilegiados, recebendo acima do teto. Enquanto alguns sequer têm direito à reposição da inflação, outros estão desrespeitando a lei e recebendo além dos seus direitos, disse.

Dança das cadeiras
O deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) deve trocar a liderança do governo na Assembleia pelo cargo de secretário de Estado da Administração. O novo líder do governo na Casa deve ser o deputado Pedro Lupion (DEM). Romanelli já havia confirmado ter sido convidado para assumir um posto no primeiro escalão pelo governador Beto Richa (PSDB), mas disse que só pensaria nisso depois que fosse votada a política salarial do funcionalismo para o ano que vem, o que aconteceu na semana passada. Ele vai substituir Reinhold Stephanes (PSD), que deixou o cargo para assumir o mandato de deputado federal na Câmara.

Ressaca
Após a aprovação, na semana passada, da suspensão por tempo indeterminado do reajuste dos servidores, inicialmente previsto para janeiro de 2017, em meio a intensa guerra de liminares, o clima ontem na Assembleia era de ressaca. Pouco depois das 15 horas, apenas dez dos 54 deputados estava no plenário, apesar de 27 parlamentares terem registrado presença oficialmente no painel eletrônico.

Eleições 2018
Em encontro no final de semana, em Foz do Iguaçu, o PSC do Paraná confirmou a intenção de apoiar a candidatura do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD) ao governo do Estado nas eleições de 2018. Ratinho trocou a legenda pelo PSD em março, mas manteve ligações com a antiga sigla. O Ratinho está no PSD, mas tem no coração os princípios do PSC. Ele saiu pela porta da frente e nós entendemos que esse era um passo político que precisava ser dado por ele, disse o presidente nacional do PSC, pastor Everaldo Dias

Comportamento
Presente no encontro, Ratinho Junior afirmou que assim como o mundo os políticos e os agentes públicos têm que mudar de comportamento, de atitudes e precisam se reciclar. É um momento de reflexão para entender que o mundo mudou, a comunicação mudou, mas infelizmente os políticos do Brasil não mudaram, disse Júnior. Para o deputado, os tempos em que os políticos decidiam pelo povo terminaram e que o novo cenário não permite mais que a população fique apenas como expectadora dos acontecimentos. Precisamos ter a sensibilidade de entender que o político agora precisa ser muito mais ouvidor e jamais dono da verdade. Isso funcionou no passado, mas não existe mais, disse.