Reprodução / TV Folha

A 2.ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) voltou atrás na decisão de segunda-feira (24) e decidiu julgar hoje o pedido de suspeição do ex-juiz de Sergio Moro nos processos da Lava Jato que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta terça-feira (25). Antes, a Turma havia decidido adiar o julgamento. 

Com a sessão desta terça (25) já iniciada, o caso foi reincluído na pauta. Se Moro for declarado suspeito, o julgamento do tríplex do Guarujá será anulado e Lula, solto. A decisão do STF também pode ter impacto em toda a Lava Jato.

Já no início da sessão, o ministro Gilmar Mendes propôs à Segunda Turma, que concedesse uma medida para que Lula aguardasse em liberdade o julgamento de um habeas corpus em que a defesa alega falta de imparcialidade de Sergio Moro. 

O julgamento começou em dezembro, com os votos de Edson Fachin e Cármen Lúcia. Eles foram contrários a declarar a suspeição de Moro. A 2.ª Turma é composta por mais três ministros, que ainda não votaram: Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello.