Valquir Aureliano

Podemos dizer que este final de semana tem tido a cara de Curitiba. Embora o Sol tenha marcado presença, trazendo um pouco de calor, as temperaturas baixas prevalecem e também os agasalhos. Mas a boa notícia é que na tarde deste domingo o frio começará a dar uma trégua.

De acordo com o Sistema Meteororológico do Paraná (Simepar), a partir das 14 horas os termômetros na Capital devem registrar temperaturas acima dos 20ºC, com máxima prevista de 22ºC. No final da tarde, por volta das 17 horas, volta a esfriar e até às 23 horas a temperatura deve cair para 10ºC.

Por outro lado, a semana que se iniciou hoje deve ser de mais calor na cidade. Enquanto amanhã (segunda-feira, 27 de maio) a previsão é de temperatura máxima de 24ºC e temperatura mínima de 9ºC, novamente com Sol durante todo o dia e frio intenso apenas no período da amanhã, a partir de terça a temperatura mínima sobe em Curitiba e o “frio e rachar” se despede, ao menos até o final do mês.

Até 1º de junho, a previsão é de que a temperatura na cidade arie entre 16 e 24ºC, mas com a precipitação de chuva na terça, quarta, sexta e sábado.

No restante do estado

Final de manhã com predomínio de Sol em todas as regiões do Paraná. Apenas entre os municípios de União da Vitória e Rio Negro, divisa com Santa Catarina, no vale do Ribeira e norte da Grande Curitiba ainda há algumas nuvens. O aquecimento expressivo na última hora nas faixas norte e oeste ocasionou o aumento na intensidade dos ventos nesses setores do estado. Em Cascavel foram registradas rajadas fortes de até 56,8 km/h nos últimos 30 minutos. As informações são do meteorologia Reinaldo Olmar Kneib, do Simepar.