LEC/UFPR

Pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (LEC/UFPR) vivenciaram um momento mágico durante o monitoramento noturno do último sábado (9), quando registraram nova atividade de desova da fêmea tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) na praia de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná (PR).

A equipe fez a coleta de amostras biológicas da tartaruga para avaliar sua saúde e realizou microchipagem para rastreio de longo prazo do indivíduo. De acordo com a coordenadora do LEC/UFPR, Camila Domit, a fêmea está bem e saudável. “A desova foi abundante, a volta para o mar foi perfeita e a equipe ficou repleta de boas energias por vivenciar este evento”. O monitoramento realizado pelos pesquisadores contribui para a avaliação e para a conservação da espécie no Brasil.

A primeira ocorrência de desova da tartaruga-de-couro registrada ao longo deste ciclo reprodutivo aconteceu na madrugada do dia 31 de dezembro de 2020, próximo ao local em que a fêmea voltou para desovar segundo ninho. Segundo os pesquisadores, a deposição de ovos pode acontecer até dez vezes na mesma temporada.

A orientação aos veranistas e moradores locais é de não mexer nem tocar na tartaruga, caso ela seja avistada em novas desovas. Além disso, é importante respeitar o espaço isolado para proteger o ninho. Os especialistas lembram que molestar tartarugas marinhas é crime conforme a legislação ambiental vigente.

Confira momentos da desova da tartaruga-de-couro:

Tartaruga-de-couro

Criticamente ameaçada de extinção em todo mundo, a tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, precisa de todos os cuidados e monitoramento especializado de dia e de noite durante todo seu período reprodutivo.

É a maior espécie de tartaruga marinha existente, podendo medir até dois metros e pesar 700 quilos. Vive usualmente na zona oceânica durante a maior parte da vida, aproximando-se da zona costeira apenas para buscar alimentos ou durante atividade reprodutiva.

A espécie inicia seu processo reprodutivo após os 20 anos de idade e a única área regular de desova conhecida no Brasil está situada no litoral norte do Espírito Santo, na região de Regência.

Sobre o Projeto Monitoramento das Praias (PMP-BS)

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR é responsável por monitorar e avaliar os encalhes no Trecho 6, compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba (PR)