Daniel Castellano / SMCS

Antônio Marcílio Medeiros, funcionário do Zoológico do Alto Boqueirão, não ganhou à toa o apelido de Tarzan, o Rei das Selvas. Desde a infância, ele é apaixonado pelos bichos e há 37 anos trabalha como tratador de animais. Toda essa afeição, Tarzan também retrata em ilustrações, que agora podem ser vistas em uma exposição.

Os 34 desenhos, a lápis e à mão livre, podem ser vistos a partir desta sexta-feira (31/8), no Centro de Educação Ambiental do Zoo. Os grande felinos, como leões, tigres e onças, são os bichos preferidos de Tarzan, mas ele também desenhou ursos. Os trabalhos ficam à mostra até 31 de outubro, com entrada gratuita.

 

Tarzan, de 67 anos, assistiu aos primeiros filmes do Rei das Selvas e comprou os gibis ainda aos 11 anos, em 1962. O apelido veio de um tratador já aposentado com quem trabalhou no início das atividades no Passeio Público em razão das histórias da sua infância. “Nunca mais me chamaram de outro jeito”, lembra.

Na arte, é quase autodidata. “Minha falecida mãe chegou a me matricular em um curso em uma escola de Belas Artes, mas um professor disse que meu desenho não era bom e outro falou que eu deveria retratar coisas mais atuais”, conta ele, recordando também a paixão pelos filmes que tratavam do Império Romano e que apareciam em suas ilustrações da época.

A crítica e a necessidade de trabalhar para ajudar a família adormeceram um pouco a vontade de desenhar. “Eu tive um 'surto' nas férias de 2017, quando comecei a reproduzir os animais. Gosto de desenhá-los quando não estou em contato com eles”, diz Tarzan, com um sorriso difícil de disfarçar.

Quem descobriu o talento e sugeriu a montagem da exposição foi a responsável pela Educação Ambiental do Zoo, Claudia Bosa. A sugestão foi rapidamente acatada pela diretoria do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna. “Todo mundo gostou bastante dos desenhos que havíamos guardado”, ressalta Claudia.

Novos talentos

Com o exemplo do Tarzan, o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, acredita que mais servidores se sentirão estimulados a compartilhar paixões e hobbies. “Já abrimos espaço pare que eles se manifestem e possamos dar continuidade a uma verdadeira mostra de talentos”, diz.

Além do Zoológico e Divisão de Educação Ambiental, o Departamento abriga o Passeio Público, o Museu de História Natural e a Rede de Proteção Animal.

 

 

Serviço: Exposição de ilustrações do tratador Tarzan
Data: até 31/10
Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h.
Local: Centro de Educação Ambiental do Zoológico de Curitiba (Rua João Miqueletto, s/n – Alto Boqueirão)