Pedro Ribas/SMCS

Com direito a shows, oficinas culturais e ônibus museu, famílias dos bairros da Regional Tatuquara (Campo do Santana, Caximba e Tatuquara) participaram, neste sábado (13/7), de muitas atividades de lazer gratuitas na Rua da Cidadania. Em sua terceira edição, a Mostra Projeto Interação Jovem 2.0 foi promovida pela Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino com apoio da Prefeitura.

O vereador Pier Petruzziello, líder do governo na Câmara Municipal de Curitiba, representou o prefeito Rafael Greca no evento e parabenizou a Associação Vovô Vitorino pela iniciativa.

“O Projeto Interação Jovem 2.0 tem o apoio da Prefeitura por contribuir para a inclusão social e formação humana”, observou Petruzziello.

Ele enumerou os investimentos feitos pela Prefeitura nos bairros da Regional nos últimos dois anos. “A população hoje é atendida na UPA do Tatuquara, CMEIs foram revitalizados, ruas foram asfaltadas e o Bairro Novo da Caximba é prioridade da gestão”, lembrou ele. O vereador destacou ainda que uma antiga reivindicação dos moradores vai virar realidade. “O terminal de ônibus vai garantir um melhor transporte público para os moradores da região”, frisou.

A presidente da Associação Vovô Vitorino, Maria Julia Xavier, agradeceu o apoio da Prefeitura na realização da 3ª Mostra do Projeto Interação Jovem 2.0. “Sem esta parceria não conseguiríamos mostrar o trabalho que começamos a desenvolver há 27 anos, atendendo pessoas carentes da educação infantil até a terceira idade, por meio de nossos projetos sociais”, recordou ela.

Durante o evento, foram apresentadas as atividades oferecidas pela associação, como as oficinas de dança (tango, sertanejo, zumba, move dance, gauchesca, hip-hop e balé), teatros, músicas com as turmas de violão e percussão, exposições das oficinas de grafite e ateliê, trabalho em campo da oficina de comunicação e formação de lideranças comunitárias.

Além disso, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Abastecimento levou sua unidade móvel, a Secretaria Municipal de Saúde esteve presente com Odontomóvel e a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude cedeu equipamentos de lazer.

Ônibus Museu

A professora Elenice Boniatti, 39 anos, acompanhou com atenção redobrada a apresentação de hip-hop no Ônibus Palco, projeto do espaço cultural Solar do Rosário. O filho Heitor, de 8 anos, era um dos integrantes do grupo da dança infantil. “Estou gostando de tudo. Além da apresentação do Heitor, assisti aos shows de tango, sertanejo e do cover do Michael Jackson”, falou ela, em referência à apresentação de Danilo Jackson, de apenas 5 anos, que emocionou o público com passos moonwalk.

Além de assistir apresentações musicais e de dança no Ônibus Palco, a dona de casa Márcia Pereira, 42 anos, ficou curiosa em conhecer o Ônibus Museu, outro projeto do Solar do Rosário, que conta a história de Curitiba em 14 estações, equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual e telas sensíveis ao toque.

“É muito bom termos essas atividades de graça aqui. Espero que ocorram outras vezes”, afirmou ela, que estava acompanhada da filha, Rafaela, de 14 anos.

A boa notícia para Márcia é que o evento volta a ocorrer dentro de quatro meses.

Também participaram da visita à 3ª Mostra do Projeto Interação Jovem 2.0 o vereador Rogério Campos e o administrador da Regional Tatuquara, Jadir Silva de Lima.