A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, consolidou em 2018 sua liderança na movimentação de contêineres da região Sul do Brasil. O Terminal obteve ganho na participação de mercado, com movimentação de mais de 800 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) de janeiro a dezembro de 2018. De acordo com Alexandre Rubio, diretor Comercial da TCP, o desempenho é resultado do trabalho integrado realizado pelas diversas células da empresa, que oferece ao cliente mais comodidade e segurança nas operações de importação e exportação. “O Terminal vem realizando um trabalho comercial forte, convertendo cargas de outros estados para o Paraná. E isso é possível devido às soluções que oferecemos, encurtando as etapas logísticas e tornando as operações mais competitivas via Paranaguá”, destaca. Entre os diferenciais oferecidos pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá, está a conexão com a ferrovia. “A TCP é o único terminal de contêineres no Brasil com acesso direto ao ramal férreo. A ferrovia recebeu, nos últimos anos, investimentos para a duplicação do ramal de entrada, o que possibilitou ao Terminal aumentar a produtividade e capacidade da operação”, enfatiza o executivo.


Fretefy inaugura nova sede com reforço no quadro societário

Muitos motivos para celebrar entre os colaboradores e idealizadores do Fretefy. A plataforma, que conecta transportadoras de cargas a motoristas terceirizados, registrou grande crescimento nos primeiros três meses de ativação e alça voo solo. Isso porque o Fretefy nasceu dentro da Gestran – empresa que há 20 anos desenvolve sistemas para transportadoras – e agora se torna uma spin off 100% independente. A nova fase vem com a inauguração da sede de 200 m², com capacidade para o dobro de colaboradores, e quadro societário reforçado. Gilmar Pertile chega como forte liderança e CEO da start up, trazendo grande experiência como empreendedor e investidor.

Balanço
– A capital paranaense mostrou mais uma vez porque entrou forte no mapa da inovação e do empreendedorismo. A cidade recebeu dois eventos que reuniram empreendedores para trocar experiências e compartilhar conhecimento. João Tosin, CEO da Celero, foi uma dessas mentes jovens que palestraram nas duas oportunidades. Recentemente a startup criada por Tosin, que foi pioneira em trazer o departamento financeiro automatizado com foco nas pequenas e médias empresas, recebeu aporte da Harvard Angels e foi avaliada em R$ 10 milhões. O executivo participou notoriamente no Provocação.com, evento do Projeto Jovem Empresário, e da 9ª edição do Paiol Digital.

– A rede de Fish n’ Chips curitibana Sirène, que além da capital paranaense está presente nas cidades de São Paulo (SP) e Florianópolis (SC), chegará em Brasília no próximo mês de março. Com pouco mais de dois anos de história, quatro sedes na capital paranaense e mais uma em cada cidade fora do Estado do Paraná, a marca agora pretende mudar a forma com que os moradores de Brasília se relacionam com a comida de rua, conforme informa um dos empresários responsáveis pela marca, o advogado Afonso Natal Neto.