Quando se trata de beleza, os cabelos são imbatíveis: de acordo um estudo especializado sobre o uso de cosméticos, 56% do público feminino – o principal consumidor do nicho – prioriza os cuidados com os fios.  Agora, já imaginou realçar essa beleza limitando ou, até mesmo, descartando totalmente o uso de xampu? Pode parecer estranho, mas essa técnica originada nos Estados Unidos há alguns anos tem feito, literalmente, a cabeça das brasileiras que buscam fios mais fortes e sedosos.
Focados no cuidado mais natural possível, os métodos  no poo (sem xampu) ou low poo (baixo em xampu). Também podem ser chamadas de sem espuma e com pouca espuma. O seu objetivo é lavar os cabelos de maneira suave ou menos agressiva, excluindo ou diminuindo o uso de químicos como sulfatos, petrolato.  Em resumo, a lavagem dos cabeços passa a ser feita apenas com condicionador. 
De acordo com especialistas, abandonar o uso de certos componentes químicos (largamente usados nos produtos convencionais) pode, de fato, beneficiar a beleza, realçando e, até mesmo, recuperando a estrutura original dos fios. Em tempos em que a “transição capilar” está em alta, a técnica atrai não só as cacheadas, mas também milhares de mulheres que querem seguir uma rotina mais leve de cuidados.

De olho na espuma
A primeira dica é ficar de olho na espuma na hora de lavar os cabelos. Muita espuma é sinal de alerta, pois esse pode ser um indício de que não é só a sujeira dos fios que está “indo pelo ralo” durante o banho. Junto com as indesejadas impurezas,  a espuma também pode estar retirando propriedades essenciais à saúde dos fios. O culpado? O xampu!
Isso porque a espuma em abundância é um dos sinais de que o produto é rico em lauril sulfato de sódio – um dos muitos componentes químicos presentes em xampus convencionais capazes de agredir a estrutura capilar. De acordo com a especialista em dermatologia, Maria Clara Couto, esses detergentes, embora muito eficazes na remoção da sujeira, acabam prejudicando a saúde dos cabelos. 

Lavar sem xampu?
Baseados nessa premissa, duas técnicas tem feito muito sucesso entre as blogueiras de beleza e profissionais do ramo: uma rotina de limpeza que usa pouco xampu ou abre, totalmente, mão do produto. Mas, isso é possível? Na realidade, o método nada mais é do que lavar os cabelos com um condicionador que não contenha sulfatos fortes, mas sim agentes de limpeza menos agressivos, que preservam a hidratação natural dos cabelos – isso para o método 'baixo em xampu'. 
Já para a técnica 'sem xamou', a higienização é feita com produtos livres de sulfatos e também de silicones insolúveis em água. "Ambas as técnicas são totalmente eficazes do ponto de vista da higienização e ainda possibilitam que o próprio organismo produza a hidratação adequada para as madeixas", explica a dermatologista Maria Clara Couto.


Como aderir ao método sem erro

Antes de começar, se informe
Ao iniciar o método será preciso lavar os cabelos uma última vez com o xampu convencional para deixar o cabelo livre dos resíduos mais profundos. A partir daí, então, é possível iniciar a rotina de cuidados apenas com os produtos liberados. Existem diversas substâncias permitidas e proibidas em cada método – elas podem ser facilmente encontradas com uma busca na internet.

Procure ler a fórmula dos produtos
Mesmo que seja difícil identificar algumas substâncias nas embalagens dos cosméticos, procure essa informação no site ou no SAC do fabricante antes de realizar a compra. Se tiver dificuldade de encontrar esses dados, na dúvida, não opte pelo produto.

Fique longe
Sulfatos:
Sodium Laureth Sulfate, Sodium Myreth Sulfate, Sodium Lauryl Sulfate, Ammonium Laury Sulfate, Ammonium Laureth Sulfate, Sodium C14-16 Olefin Sulfonate, TEA Lauryl Sulfate, TEA-dodecylbenzebesulfonate, Sodium Alkybenzene Sulfonate, Ammonium ou Sodiun Xylenasulfonate, Sodium Trideceth Sulfate, Distearoylethyl hidroxyethylmonium 
Petrolatos: Mineral Oil (óleo mineral), Petrolatum (Petrolato), Paraffinun Liquid (Parafina Líquida) e Vaseline (Vaselina)
 

Dê preferência a marcas confiáveis
Algumas marcas já oferecem fórmulas totalmente livres de sulfatos, petrolatos, silicones e parafinas – especialmente os cosméticos orgânicos. No entanto, se tratando desses produtos, é recomendado procurar por marcas certificadas, que atestem a procedência das matérias primas.

Tenha paciência
Se você se interessou pelo método, não é preciso jogar todos os produtos convencionais fora. Utilize-os normalmente até o final e, quando acabar, comece a rotina de cuidados mais naturais. Além disso, dê um tempo para o cabelo se adaptar ao método e recuperar a hidratação natural.