Divulgação/Coritiba – Eduardo Barroca

O técnico do Coritiba, Eduardo Barroca, respondeu a perguntas de jornalistas nessa quinta-feira (dia 4), em uma entrevista coletiva online. Ele falou sobre a preparação para o retorno às competições, possibilidade de reforços, renovações dos contratos de três jogadores, ausência de torcida nos estádios e lesões dentro do elenco.

LESÕES
Importante a gente falar que, nesse momento, o nosso foco ainda é no individual. Para passar de fase, a gente precisa passar por uma nova testagem. Esse é um protocolo do clube. Temos que aferir o crescimento individual dos atletas. O Coritiba passou por esse período de forma muito organizada. Os treinos online naturalmente não são iguais aos treinos presenciais, aos treinos de campo. Nenhum jogador que estava há disposição está machucado. A gente tem o Giovanni e o Nathan Ribeiro, que são atletas que estão voltando de transição, de lesões que tiveram no início do ano. Temos todos os jogadores à disposição.

REFORÇOS
A gente vem monitorando o mercado desde a minha chegada. Adotamos um filtro criterioso para só trazer atletas que realmente possam agregar algum valor. Diante desse cenário vivemos uma indefinição.

RENOVAÇÃO COM TRÊS JOGADORES
Disse anteriormente que, antes de olhar para fora, era importante olhar tudo que temos dentro do clube. Em comum acordo conseguimos a renovação dos três. O Rafael Lima é uma liderança, uma jogador extremamente importante, com experiência na competição. O Giovanni Augusto chegou recentemente, recuperou sua forma e está no processo de evolução. Está num momento de crescimento bom. Também tem boa experiência. O Henrique (Vermudt) é um jovem jogador, com potencial muito grande de ser aproveitado, de ser desenvolvido. É um ativo do clube.

PREPARAÇÃO
O calendário está indefinido ainda. Ainda não temos parâmetros para planejar o lado competitivo. Tenho esperança que tudo volte ao normal, de forma gradativa. Não acho que haja vantagem, até porque não tem como saber como será o calendário.

SEM TORCIDA NO ESTÁDIO
A dinâmica do evento é diferente sem a presença da torcida. Já temos dados que as equipes visitantes têm conseguido resultados melhores sem a presença de público. Sem torcida, o treinador tem uma participação mais direta no jogo, que é limitada quando o estádio está cheio. Serão fatos novos. Vamos sentir falta do nosso torcedor. Vamos ter que criar alternativas para nos conectar de novo com o torcedor.