Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, o técnico de Portugal, Paulo Bento, fez vários elogios ao treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, em Boston, nos Estados Unidos.

Brasil e Portugal vão se enfrentar nesta terça em um amistoso no Gillette Stadium.”O que eu posso dizer, estando do outro lado hoje, competindo pela primeira vez contra ele, é que como português sou muito grato”, disse o técnico português. Felipão detém o recorde de permanência no cargo de treinador ao dirigir Portugal entre 2003 e 2008.

As principais conquistas do brasileiro pela seleção portuguesa foram foi o vice-campeonato da Eurocopa de 2004 e as semifinais da Copa do Mundo de 2006. “Eu ouço de alguns iluminados a sensação de que ele fez pouco pelo futebol português. Mas ele fez o contrário, ele fez muito, os portugueses deveriam estar agradecidos.”

Nos confrontos com o Brasil, dirigindo Portugal, Felipão leva vantagem nos três jogos. Em abril de 2002, empate por 1 a 1. No segundo duelo, no dia 29 de março de 2003, a equipe lusa derrotou o Brasil, então comandado por Carlos Alberto Parreira, hoje coordenador da equipe nacional, por 2 a 1, no Estádio das Antas. Em 2007, triunfo do time de Felipão por 2 a 0 no time canarinho, que tinha o ex-jogador Dunga como comandante.

“Os jogadores que estiveram com ele são gratos, vão cumprimentá-los da melhor maneira possível, de uma forma efusiva, porque com ele conseguimos os melhores resultados”, disse Paulo Bento.