Publicidade
Empreendedorismo

Tecpar busca empresas inovadoras para processo de incubação

Existem 32 vagas disponíveis para empresas de base tecnológica
Tecpar busca empresas inovadoras para processo de incubação

Empreendedores inovadores podem contar com o apoio da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec) para desenvolver seus projetos dentro do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A incubadora conta com 32 vagas abertas para atrair empresas inovadoras de base tecnológica.

São ofertadas 16 vagas para a modalidade de incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da Intec) e outras 16 para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto. As vagas estão divididas nas duas unidades da Intec, em Curitiba (20 vagas) e em Jacarezinho (12 vagas).

Para participar do processo seletivo, o empreendedor deve submeter seu plano de negócios à avaliação de uma banca julgadora. A empresa deve apresentar um Plano de Negócios que contenha informações gerais da empresa e dos sócios, com uma descrição do negócio e um levantamento da concorrência, afirma Gilberto Passos Lima, gerente dos Parques e Incubadoras Tecnológicas do Tecpar.

A Intec oferece também o programa de Incubação Verde para acelerar o desenvolvimento de negócios sustentáveis e os pedidos de patentes de tecnologias verdes, em um projeto criado junto com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre).

CUSTOS - O valor mensal a ser pago pela empresa incubada depende do modelo de incubação e da etapa do processo de incubação em que a empresa se encontra. No período de implantação, como forma de incentivo aos novos negócios, a Intec oferece um desconto de 70% no valor da mensalidade, pontua Lima.

ETAPAS - Durante o programa de incubação a empresa passa por quatro níveis de maturidade: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora).

A partir do início da etapa de consolidação até o final da etapa de liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que corresponde a 3% do faturamento bruto mensal da empresa.

Os interessados em participar do processo seletivo podem acessar o edital pelo site da Intec.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3316-3176.

Ao longo de 28 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 100 negócios. No momento, sete empresas passam pelo programa da Intec, com o desenvolvimento de tecnologias em diversas áreas: Compracam, Provena, RR Import, Forrest Brasil Tecnologia, OrangeLife, Neurocel e E4R – Engineering for Rehabilitation.

Publicidade

DESTAQUES DOS EDITORES