Pesquisar as vantagens e desvantagens dos materiais que vão compor uma obra é essencial para garantir um resultado que agrade ao bolso e tenha eficiência na qualidade de execução. Um desses produtos é a telha! Entre as diversas opções do mercado, duas chamam bastante atenção dos profissionais e consumidores: as telhas de barro e as termoacústicas. Mas, em comparação, qual vale mais a pena?

É claro que cada obra tem suas necessidades e objetivos distintos, mesmo assim existem alguns pontos importantes para observar em cada um desses materiais. Reunimos as principais vantagens e desvantagens de cada um, confira:

Telha de barro

Um dos materiais mais tradicionais do mercado, as telhas de barro têm vantagens bem definidas: custo benefício e venda em larga escala, sendo super fácil de encontrar. No entanto, para quem deseja um projeto mais elaborado, o item pode não suprir as necessidades.

Foto/divulgação

Fatores como conforto térmico e acústico só são alcançados quando a telha é aliada a outros materiais como as mantas, o que encarece o orçamento. Além disso, o barro é uma matéria-prima muito porosa e, quando não esmaltado, pode diminuir muito a durabilidade do telhado por absorver muita água.

Telhas termoacústicas

Sinônimo de tecnologia e inovação, as telhas termoacústicas agregam mais benefícios à rotina de quem usufruirá o espaço em questão. Sua composição pode variar dependendo de cada marca, na Ajover Brasil, referência na produção do material, as telhas possuem 5 camadas que garantem o isolamento térmico e acústico – pintura; película de alumínio; manta asfáltica; aço galvanizado; e pintura de acabamento interno. Com isso, além do conforto no ambiente, ainda há economia de energia com o uso de equipamentos como o ar-condicionado, por exemplo.

Foto/divulgação Ajover Brasil

Na Ajover as telhas termoacústicas ainda contam com proteção anit-mofo e anti-fungo e não propagam fogo. Outro fator importante é a leveza do material, que agrega praticidade e agilidade à obra! No entanto, o valor do investimento é mais alto se comparado às telhas de barro – o que pode ser considerado uma desvantagem conforme o objetivo da obra.

Sendo assim, vale analisar o seu orçamento, suas necessidades e o objetivo da construção. Dessa forma, fica fácil escolher o material ideal para seu projeto!