Após forte pressão popular, o presidente Michel Temer revogou o decreto – assinado no último dia 23 de agosto e que extinguiu a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), localizada nos Estados do Pará e Amapá, com o objetivo de atrair investimentos para o setor de mineração. Ele assinou novo decreto que regulamenta a exploraçao mineral “apenas”na área onde não haja sobreposição com Unidades de Conservação e Terras Indígenas.

Trata-se de uma área com quase 4 milhões de hectares, rica em ouro e outros minérios, com grandes reservas naturais e Terras Indígenas. A extinção, proposta pelo Ministério de Minas e Energia, permite a exploração mineral para estimular o desenvolvimento econômico nos estados.


Risco de conservação e conflitos

Em relatório divulgado no fim de julho, a ONG WWF Brasil alertou que a Renca contém territórios de nove áreas protegidas. Por esse motivo, estudos visando a exploração mineral estavam bloqueados em 69% de toda a área da reserva. A Renca foi criada por meio de um decreto assinado pelo então presidente João Figueiredo, impedindo a exploração mineral na região. O temor dos ambientalistas é de que a abertura da Renca possa gerar uma série de conflitos entre a atividade minerária, a conservação da biodiversidade e os direitos indígenas.


Empresa busca por startups com projetos para mobilidade

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia vão selecionar e apoiar empreendedores de startups focadas no desenvolvimento de negócios de impacto social. O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade está com as inscrições abertas até 17 de setembro.

Até 20 startups serão selecionadas e terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos, conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de negócio, impacto social e mobilidade – que apoiarão a formatação de modelo de negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar.

Ao final do programa, serão escolhidos três negócios que receberão a doação de US$ 6.600 dólares cada do Ford Fund como capital semente. As organizações serão selecionadas com base em critérios que enfatizam o propósito social do uso desse valor.