Curitiba registrou ontem a maior temperatura deste o início do verão 2014/2015, em dezembro. Os termômetros atingiram 34,7ºC, e com sensação térmica no mínimo um grau a mais. Até ontem, o domingo havia registrado a máxima do ano, com 32ºC. Hoje, a Capital deve ter mais um dia muito quente, com previsão de oscilação entre 18 e 30 graus.

Mas o recorde de calor não foi apenas em Curitiba. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os termômetros também subiram em quase todas as regiões do Estado. Em Cerro Azul, no Vale do Ribeira, a máxima foi de 38,2ºC. No Salto Morato a temperatura foi de 39,9ºC e em Antonina, no Litoral, a máxima bateu nos 40,5ºC e sensação térmica bem acima de 50ºC. Nas demais regiões, a oscilação ficou entre 31ºC em Guarapuava, na região Central, e 36,2ºC em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.

Para esta semana, a previsão é de calor intenso e com possibilidade de pancadas de chuva às vezes forte, especialmente no período da tarde. O clima de instabilidade é acentuado pelo forte calor, associado à umidade relativa disponível.