Uma forte tempestade acompanhada de uma chuva de granizo devastou inúmeras lavouras situadas entre os municípios de Piên e Agudos do Sul na semana passada. Nas comunidades de Boa Vista e Aterrado Alto, localizadas em Piên, todas as lavouras de fumo foram comprometidas. Produtores que residem em Gramados e nas proximidades de Trigolândia também contabilizaram perdas. Além das lavouras de tabaco, foram atingidas inúmeras plantações de milho, soja e feijão, na maioria destas os danos são irreversíveis.

Em Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, foram cerca de 120 lavouras afetadas. As comunidades agudenses que mais sofreram com a chuva de granizo foram Taquara Lisa, Colônia Nova, Lagoa dos Pretos e Lagoa dos Souza. Os números correspondem a uma soma de mais de 250 lavouras danificadas em ambos os municípios.

Nesta semana, técnicos da Associação dos Fumicultores do Brasil – Afubra, estiveram na região para realizar um levantamento e calcular os prejuízos no setor fumageiro. Vilmar Nieser, técnico da Afubra, visitou inúmeras lavouras situadas em Piên e Agudos do Sul. Segundo ele, a chuva atingiu cerca de 150 lavouras de tabaco em Piên, das quais 60 tiveram perca total. No município de Agudos do Sul, foram ao todo 120 lavouras atingidas.