Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná

Com o calor dos últimos dias, também têm sido comuns as pancadas de chuva, especialmente ao final da tarde, as chamadas chuvas de verão. E, muitas vezes elas vêm com força, provocando estragos. No fim  de semana, por exemplo, pancadas fortes de chuva provocaram alguns danos em Guarapuava, Curitiba e São José dos Pinhais. No final da semana passada, foi o Norte do Estado que sofreu com as chuvas rápidas, mas fortes, normalmente acompanhadas de ventos e muitas descargas atmosféricas.

No sábado (15), Guarapuava, na região Central, teve casas destelhadas e queda de árvores durante um temporal que durou poucos minutos. Entre o fim da tarde e a noite do mesmo dia, uma chuva mais forte também atingiu Curitiba, e pelo um ponto de alagamento foi registrado no Campo Comprido, além de centenas de descargas atmosféricas registradas ao longo da noite.

Em São José dos Pinhais, a chuva afetou o fornecimento de energia elétrica no domingo (16), e paralisou o sistema de produção de água para cerca de 40% dos moradores da cidade. A rede foi danificada pelas chuvas e quedas de árvores.