Franklin de Freitas – Araucária caiu sobre carro na Unidade de Saúde Xapinhal

A chuva chegou ao Paraná fazendo estragos por onde passou. E os ventos, que chegaram a 42 quilômetros por hora, derrubaram várias árvores e deixaram 6.796 residências sem energia em Curitiba e 2.691 em Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), segundo informou nesta segunda-feira (11) a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

A Defesa Civil de Curitiba registrou 11 solicitações para retirada de árvores ou de galhos grandes que caíram após chuvas rápida e localizadas com ventos de até 42 km/h, no período das 13 às 17 horas.

O caso mais grave foi registrado no bairro Sítio Cercado, onde uma árvore caiu sobre um carro que estava no estacionamento da Unidade de Saúde Xapinhal. Não houve feridos. Foram registradas ocorrências nos Xaxim, Bigorrilho, Pinheirinho, Fazendinha, Uberaba e Alto Boqueirão.

Equipes do Meio Ambiente, da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito estão mobilizadas para fazer os atendimentos. Houve, ainda, uma ocorrência de alagamento no bairro Pinheirinho (Rua Luciano Liuzzi, 931).

A orientação da Defesa Civil é de evitar sair de casa durante uma tempestade. Se a pessoa estiver na rua, evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, uma vez que Curitiba tem registrado grande incidência de raios.

Sem energia
No interior o temporal foi mais forte na região central do Paraná. Segundo a Copel vários municípios ficaram sem energia quase por completo. Ao todo, 36.742 unidades residenciais ficaram sem energia em Altamira do Paraná, Laranjal, Palmital, Santa Maria do Oeste, Campina do Simão, Pitanga, Boa Ventura de São Roque, Turvo, Manoel Ribas e Cândido de Abreu, além e Curitiba e Campo Magro.

A frente fria avança sobre o Paraná e hoje o tempo segue instável em todo o Estado. As chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas estão previstas para qualquer hora do dia. A máxima desta terça (12) em Curitiba deve ser de 25ºC e a mínima fica em 16ºC

A maior temperatura do Estado será de 32ºC em Paranavaí, onde o dia amanhece com 23ºC. A menor temperatura do Estado será de 14ºC em União da Vitória, onde a máxima do dia não passa dos 29ºC.