Divulgação/IAP

A tenda itinerante da Operação Verão que leva atividades de educação ambiental, principalmente para o público infantojuvenil das praias do Litoral, divulga seu último cronograma. As atividades acontecerão em Guaratuba, neste fim de semana (22, 23 e 24) e depois do Carnaval (8, 9 e 10 de março).

A ação é desenvolvida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto das Águas, e parcerias com instituições locais e prefeituras municipais de Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá e Guaratuba.

ATIVIDADES – 21 painéis simbolizando uma trilha com informações de cuidados com o meio ambiente, jogo gigante de tabuleiro com passeio ecoturístico pelo litoral do Paraná e Serra do Mar, pintura corporal com ilustrações de animais marinhos, e outros jogos educativos, são os principais atrativos da tenda.

“Nossas atividades são de cunho educativo informativo e são desenvolvidas com base no lúdico e interativo, fazendo com que os participantes se envolvam e nos ajude como agentes multiplicadores”, diz a educadora ambiental do IAP, Angela Panizzi.

Os conteúdos dos painéis da trilha demonstram questões acerca do Litoral, Serra do Mar, conservação da natureza e biodiversidade, bioma Mata Atlântica e Unidades de Conservação. Também são abordadas temas como comportamentos adequados na praia, protocolo de resgate de animais marinhos, lixo no mar, animais marinhos, campanha de combate ao abandono e aos maus tratos de animais domésticos, economia e cuidados com a água, combate ao tráfico de animais silvestres, aplicativo Detetives da Natureza, entre outros.

O jogo de tabuleiro leva os participantes para uma viagem ecoturística utilizando meios de transporte como bicicleta (pela Estrada da Graciosa), carro (pela BR 277), trem (pela Serra do Mar), barco (pelas ilhas) e de ônibus (caminho por Garuva). De acordo com seus comportamentos pelo caminho, os participantes avançam ou retrocedem casas no jogo.

São utilizados também bichos de pelúcia para representar os animais marinhos, animais pertencentes ao bioma Mata Atlântica e os que são vítimas de tráfico. Eles são utilizados em contos e de forma a simbolizar o que acontece quando animais marinhos ingerem lixo.

A atividade de maquiagem ecológica é um dos atrativos que mais chama a atenção das crianças. “Durante a atividade nós explicamos para as crianças sobre os animais marinhos e é gratificante ver eles levando a mensagem para seus pais”, diz Angela.

VISITAS – A tenda esteve nas localidades de Caiobá/Matinhos, Ipanema, Ilha do Mel e agora e encerra as atividades em Guaratuba. Cerca de 2 mil pessoas já frequentaram o ambiente.

Serviço: Tenda Ambiental.

Local: Praia de Guaratuba, Avenida Atlântica, número de referência: 300.

Data: 22, 23 e 24; e 8, 9 e 10 de março.

Horário: Sexta e sábado das 9h às 12h e das 14h às 18h e Domingo das 9h às 15h.

As atividades são gratuitas.