Reprodução

Em eventos esportivos como as Olimpíadas e Copa do Mundo, os olhos de todo o mundo se voltam para atletas de diferentes modalidades. Por isso, é possível observar que vários carregam marcas roxas e arredondadas no corpo. Não é raro surgir questionamentos se seriam machucados ou problemas de circulação sanguínea.

Na verdade, essas marcas são consequências de um tratamento chamado ventosaterapia, técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa.

No procedimento são utilizados copos, que podem ser feitos de diferentes materiais, como vidro, bambu e cerâmica. Após a aplicação no corpo do paciente, cria-se um vácuo que promove um efeito de sucção na pele, favorecendo a circulação.

A terapia com ventosa é muito usada no tratamento de dores, reabilitação muscular e prevenção de lesões. Por isso, tem se popularizado cada vez mais entre atletas, principalmente os americanos e chineses.

Entretanto, a técnica tem muitas vantagens que podem ser aproveitadas por todas as pessoas.

O que é a ventosaterapia

Os copos colocados na pele do paciente criam um efeito similar ao de uma ventosa, por isso o nome. Como consequência desta sucção, a circulação sanguínea é estimulada, aumentando a oxigenação, liberação de toxinas e relaxamento dos músculos.

Estudos apontam que a técnica incentiva também a liberação de peptídeos endógenos – moléculas que auxiliam reações químicas. Há um aumento na sensação de analgesia e um controle maior da dor.

Os locais mais indicados para a aplicação dos copos são as partes do corpo que possuem maior concentração muscular, como abdômen e costas, ou as que, ao contrário, possuem menos músculos – como braços e pernas.

Benefícios da terapia com ventosa

No Oriente, onde o procedimento foi criado, a ventosaterapia faz parte principalmente do tratamento de doenças respiratórias, como bronquite, asma e congestão. Também é comum o uso para artrite e problemas gastrointestinais.

Os benefícios da terapia são diversos. Fisicamente, a técnica auxilia, entre outros, o tratamento de enxaquecas, rigidez dos músculos, redução de inchaço.

Entretanto, as vantagens não se limitam ao físico do paciente. Como já destacamos, a pressão dos copos da ventosaterapia relaxa os músculos e estimula o fluxo sanguíneo. Isso gera reações em todo o corpo, inclusive no sistema nervoso e ajuda a aliviar sintomas de ansiedade, fadiga e até mesmo depressão.

Tratamento com ventosaterapia

O tratamento com ventosaterapia vai depender de cada paciente. Por ser uma técnica que possui indicações para diversas condições e doenças, é importante que o paciente consulte um profissional qualificado, para orientá-lo da melhor maneira.

Além disso, em terapias como essa, a certeza de que o procedimento está sendo feito da maneira correta e com materiais devidamente higienizados são imprescindíveis para manter a segurança do tratamento.

No geral, os copos são deixados sobre o corpo por um período que pode variar de cinco a dez minutos. Alguns profissionais gostam de aplicar óleos medicinais e de ervas na pele, para permitir a movimentação dos copos, quando preciso.

Como já dissemos, é possível que o paciente apresente alguns hematomas, inchaços e queimaduras leves, que costumam sumir em alguns dias. É um tratamento rápido e sem efeitos colaterais graves.

A quantidade de sessões necessárias para que se sintam os benefícios também dependerá do que o paciente está tratando e como o corpo responde aos estímulos.