Susto

Terremoto da Bolívia foi sentido na região Noroeste do Paraná

Um terremoto de magnitude 6.8, que atingiu o sul da Bolívia por volta das 10h40 (no horário de Brasília) desta segunda-feira (2), foi sentido em cidades do Brasil pouco antes das 11h. Há relatos de que o tremor foi sentido em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e cidades do Rio Grande Sul e Paraná. Prédios foram evacuados por precaução e não há registro de feridos no território nacional.

.Na capital federal, além do Ministério da Justiça e do MEC (Ministério da Educação), o tremor causou a evacuação também de prédios da Infraero (estatal que administra os aeroportos), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília).

Em São Paulo, prédios da avenida Paulista e a sede do MP (Ministério Público), na rua Riachuelo, todos na região central, foram evacuados. Os funcionários da Promotoria afirmaram que foram retirados após o alarme soar. Por volta do mei- odia, eles continuavam do lado de fora do edifício. O local do epicentro fica a cerca de 2.000 quilômetros de São Paulo.

Em Maringá, no Noroeste do Paraná, os tremores foram sentidos em prédios da região central -- entre os quais, o do Hospital Universitário da UEM (Universidade Estadual de Maringá). De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro deles precisaram ser evacuados -- o do Fórum da cidade foi um deles. De acordo com o Corpo de Bombeiros, prédios foram evacuados em Umuarama, na região noroeste, Maringá, no norte, e em Cascavel, na região oeste. Com menos intensidade, os abalos também foram sentidos em Cianorte, no noroeste, e em Londrina, no norte.

Em Minas, o Corpo de Bombeiros confirmou uma "vistoria em risco de desabamento" na rua dos Timbiras, 3156, no bairro Barro Preto (zona sul de Belo Horizonte).

De acordo com a corporação, o solicitante do atendimento relatou tremor no prédio - -após vistoria, entretanto, ficou constatado não ter havido abalos na edificação, que tem dez andares. Lá, testemunhas relataram ter sentido o tremor do sexto andar para cima.

 O epicentro do tremor foi registrado em Carandaiti, no sul da Bolívia, região localizada a 1.119 quilômetros da capital La Paz, a uma profundidade de 557 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O terremoto também foi sentido no Chile.