Foi aprovado em primeiro turno, nesta terça-feira (3), a doação de um terreno de 3 mil m² do município de Curitiba para o Corpo de Bombeiros do Paraná. Localizado no Bairro Alto, o terreno sediará um centro de treinamento para os novos membros da corporação. A votação foi precedida de debate entre o vereador Pedro Paulo (PT), líder do governo na Câmara Municipal, Noemia Rocha (PMDB), líder da oposição, Tico Kuzma (PSB), Serginho do Posto e Felipe Braga Côrtes (ambos do PSDB). 

Pedro Paulo enalteceu que a doação foi um pedido do comandante do Corpo de Bombeiros no Paraná, coronel Luiz Henrique Pombo, e demonstra uma relação republicana entre a prefeitura de Curitiba e o governo do Estado (legalmente o Corpo de Bombeiros está subordinado à Polícia Militar, que responde à secretaria de Estado da Segurança Pública). Não são as divergências políticas que vão paralisar ações que são do interesse público, afirmou o líder do governo. Esperamos que essa compreensão seja recíproca, pois embora estejamos no século XXI nem todos são republicanos, completou.

Noemia Rocha questionou se ao invés de um doação não poderia ser feita uma permuta com o governo do Estado, pois temos políticas públicas dependendo de espaço para serem instaladas, como o espaço para a terceira idade. Serginho do Posto (PSDB) emendou afirmando que, nesses casos, a prefeitura consulta as secretarias municipais para ver se alguma tem interesse na área. Ela só envia projetos de doação com o aval das pastas. A finalidade específica é para o Corpo de Bombeiros, explicou Serginho. Tico Kuzma (PSB) elogiou o destaque dado à parceria entre prefeitura e governo estadual, lembrando que o terreno originalmente pertencia à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Serginho do Posto aproveitou para alertar o plenário sobre o fim de convênios entre o município e o governo do Paraná. Infelizmente alguns convênios não foram renovados, principalmente na área da pavimentação, explicou, citando como exemplo obras na marginal da BR-277, que ligam o Uberaba ao Conjunto Mercúrio.

Ao abordar o assunto do Corpo de Bombeiros, o vereador Felipe Braga Côrtes lembrou que essa parceria entre os níveis de governo já ocorria antes, inclusive quando Roberto Requião (PMDB) era governador e Beto Richa (PSDB) era prefeito (a unidade do Cajuru foi implementada dessa forma, lembrou). O parlamentar também destacou que está em curso a separação dos bombeiros da Polícia Militar. No Brasil, somente o Paraná e São Paulo ainda mantém o Corpo de Bombeiros atrelados à Polícia Militar, afirmou.