Lançado no dia 29 de setembro de 1987, 'The Uplift Mofo Party Plan' foi o terceiro álbum de estúdio do Red Hot Chili Peppers e o primeiro passo no amadurecimento sonoro da banda. Produzido por Michael Beinhorn, o trabalho serviu para aumentar o leque de possibilidades do grupo, o que levou os integrantes a buscarem novas formas de renovação do som.

Ao contrário dos dois registros anteriores, 'The Red Hot Chili Peppers' e 'Freaky Styley', dois momentos de frescor, mas irregulares se comparados ao restante da discografia dos californianos, 'The Uplift' prima pela unidade sonora. Todas as músicas parecem dialogar entre si e a reforçar a identidade, não só musical, mas visual da banda. 

Pela primeira vez na sua trajetória, o Red Hot conseguiu chamar a atenção da crítica e público, emplacando o álbum no Top 200 da Billboard e conseguindo com que algumas músicas tocassem regularmente nas rádios. Além disso, o clipe de Fight Like a Brave, veiculado de forma considerável pela MTV americana, ajudou a popularizar a banda nos EUA. Uma das músicas mais adoradas do álbum, Behind The Sun, contudo, não foi lançada como single na época. Veio a ser comercializada como tal apenas em 1992, quando os discos seguintes 'Mother's Milk' e 'Blood Sugar Sex Magik', já tinham sido lançados.

Marcado por diversos problemas no processo de gravação, derivados do vício em drogas do vocalista Anthony Kiedis e do guitarrista Hillel Slovak, 'The Uplift', ao contrário do que poderia prever o grupo, foi o grande responsável por tirar o Red Hot do circuito underground, e a estabelecer o conceito solar da banda. Um registro vibrante e potente, e, por mais datado que possa parecer, é indiscutivelmente uma das obras mais representativas da década de 80.

Uma curiosidade: foi o único trabalho de estúdio com a formação original da banda, criada por Anthony, Hillel, o baterista Jack Irons e o baixista Flea. Hillel, que faleceu em junho de 1988, foi substituído por John Frusciante, algum tempo depois.

Confira os principais hits do álbum:

Fight Like a Brave

Behind The Sun

Me and My Friends

Subterranean Homesick Blues (cover de Bob Dylan)