Valquir Aureliano

Durante a semana, Dado Cavalcanti havia avisado: o Paraná era um time “de operários, não de estrelas”, e não conseguiria dar espetáculo, pelo menos não com frequência. Mas o que ninguém esperaria era uma tragédia em Paranaguá. Jogando contra o Rio Branco, uma das equipes com pior campanha no Campeonato Paranaense, o time da Capital sucumbiu na Estradinha e acabou derrotado por 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro João Antônio aos 7 minutos do 2º tempo.

Festa para a torcida parnaguara, que viu o técnico Norberto Lemos apostar numa equipe com alterações diversas que deram certo, num passo importante para vencer a luta contra o rebaixamento – agora a equipe do litoral soma oito pontos no Estadual. Já o Paraná perde o embalo após a vitória contra o FC Cascavel, mas se mantém na vice-liderança do Grupo B, com três pontos, empatado em pontos com o Cascavel CR, o Cianorte e o próprio Rio Branco.

Na próxima rodada, na quinta-feira (21 de março), o Paraná volta a campo para encarar o Cianorte, na Vila Capenama, às 20 horas (na rodada seguinte, joga novamente em casa, contra o Cascavel CR). Já o Rio Branco volta a campo no mesmo dia e horário, quando visita o FC Cascavel no Olímpico Regional.

ESCALAÇÕES

Dado Cavalcanti promoveu duas mudanças na equipe, uma na defesa e outra no ataque. Na zaga, Fernando Timbó, que vinha sendo bastante criticado (e até perseguido) pela torcida, foi preterido por Leandro Almeida, ex-Coritiba e Atlético-MG, que fez sua estreia pelo clube. Já o ponta Caio Rangel, com uma lesão na coxa, deu espaço para Jean Lucas, que atuou como armador mais centralizado. Com isso, Alesson foi jogar mais pelos lados do campo.

Além de Rangel, seguem fora da equipe paranista o goleiro Thiago Rodrigues, o volante Jhonny Lucas, o meia Maicosuel, o lateral-direito Sueliton e o atacante Rodrigo Carioca, todos em recuperação.

No Rio Branco, Norberto Lemos muda em quase metade da equipe. Deixaram o onze inicial o goleiro Gustavo Fraga, o zagueiro/lateral-esquerdo Paulinho, o volante Paulo Henrique, o meia Andrezinho e o atacante Gustavo Índio. Ravel, João Antônio, Jackson, Rodrigo e Wellissol ganharam uma oportunidade.

O JOGO


Com a equipe alterada, o Rio Branco conseguiu fazer frente ao Paraná e apresentar melhor futebol do que o visto até aqui no Campeonato Paranaense. Na primeira etapa, por exemplo, o time mandante criou quatro jogadas de perigo, contra apenas três do visitante. O destaque era o atacante Wellissol, uma das apostas de Norberto Lemos.

Ainda assim, a melhor chance de gol foi do Paraná, com Alesson aos 33 minutos. O goleiro Ravel, outra novidade no onze inicial do Rio Branco, salvou.

Na volta para a etapa final, o Leão da Estradinha aumentou a pressão. Logo aos três minutos levou perigo com Wellissol. E aos sete chegou ao gol: cobrança de falta do atacante parnaguara e gol de João Antônio (mais uma aposta do treinador).

Dado Cavalcanti reagiu com duas mudanças de uma só vez: Jeferson Lima e Jean Lucas por Higor Leite e Keslley, aos 14. Já aos 30, Andrey saiu e entrou Jhemerson. No Rio Branco, aos 20, Norberto Borges colocou Andrezinho no lugar de William Sotto. Mais tarde, aos 28, saiu o autor do gol e entrou Paulo Fales. Por fim, aos 36, Paulo Henrique substituiu Bruno Andrade.

O Leão da Estradinha ainda teve duas boas chances de gol, aos 33 e aos 34 minutos. O Paraná só criou uma jogada de perigo, aos 14 minutos, e acabou sucumbindo perante uma das piores equipes do Campeonato Paranaense.

FICHA TÉCNICA

Rio Branco 1 x 0 Paraná

Rio Branco: Ravel; Erwim, Salazar e João Antônio (Paulo Fales); Anderson, Diego Borges, Rodrigo Miranda, Willian Sotto (Andrezinho) e Jackson; Bruno Andrade (Paulo Henrique) e Wellissol. Técnico: Norberto Lemos
Paraná:
Alisson; Éder Sciola, Rodolfo, Leandro Almeida e Guilherme Santos; Jeferson Lima (Higor Leite) e Fernando Neto; Alesson, Jean Lucas (Keslley) e Andrey (Jhemerson); Jenison. Técnico: Dado Cavalcanti

Gols: João Antônio (7-2º)
Cartões amarelos: Jeferson Lima, Eder Sciola (P); Jackson, Bruno Andrade (R)
Árbitro: Fábio Filipus
Público: 1.618 pagantes (1.752 total)
Renda: R$ 38.370,00
Local: Estádio Estradinha, em Paranaguá (PR), domingo (17 de março) às 16 horas

Principais lances

Primeiro tempo

10 – Eder Sciola cruza fechado. Jenison consegue desviar de cabeça e manda por cima do gol.

15 – Rodrigo Miranda desarma Jeferson Lima e dispara para puxar o contra-ataque, em direção ao gol. A zaga paranista se recupera e retoma a posse de bola.

23 – Wellisol recebe dentro da área, nas costas da zaga, mas erra na hora de dominar e desperdiça boa chance.

29 – Bola pelo alto para Wellissol. O atacante tenta dominar e entrar na área, mas acaba caindo. Torcida pede pênalti, mas o árbitro manda seguir.

33 – Passe de Jenison para Alesson. O jovem chuta firme, no ângulo, mas para em grande defesa de Ravel.

41 – Wellissol pega a sobra da entrada da área e chuta forte, para fora. Assutou o goleiro Alisson.

43 – Andrey chuta forte de perto da área e Ravel defende.

Segundo tempo

3 – Lançamento de Rodrigo Miranda para Wellissol. O atacante tira o marcador e chuta forte, perto da trave.

7 – Gol do Rio Branco! Cobrança de falta de Wellissol. João Antônio aparece bem posicionado dentro da área e desvia para o fundo da rede.

14 – Higor leite chuta forte de fora da área. Ravel defende.

33 – Andrezinho invade a área, tenta cortar o marcador e chuta. Eder Sciola bloqueia e evita o chute.

34 – Cobrança de escanteio. Bruno Andrade aparece na área e cabeceia perto do gol.

48 – Chute forte de Paulo Henrique. A bola desvia em Guilherme Santos e quase entra.