Divulgação – Caxias

O Amigos do Macaris FC, uma seleção de ex-jogadores de Athletico, Coritiba e Paraná Clube, volta a campo neste domingo (dia 1º) às 10 horas da manhã. A partida será contra os masters do Blumenau, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

O time paranaense é organizado pelo ex-boxeador Macaris do Livramento, campeão mundial nos anos 90 da WPC. “Tenho uma relação de amizade muito forte com os jogadores. Eles jogam gratuitamente no time e às vezes eles tiram dinheiro do bolso pra ajudar nas despesas da equipe”, contou. O grupo hoje conta com 87 jogadores. “O grande orgulho é que todos os jogadores foram titulares nos times do Trio de Ferro da capital”, afirmou o ex-boxeador.

A sede da equipe é São José dos Pinhais e os jogos acontecem no Estadio do Pinhão. O Amigos do Macaris está invicto há 19 jogos — 17 vitórias e dois empates. A última derrota foi há um ano e oito meses — para a seleção de masters da Ucrânia, que era formada por jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2006.

O jogo do próximo domingo, contra o masters do Blumenau, é um reencontro. As equipes já se enfrentaram duas vezes. A equipe paranaense venceu por 6 a 4 no estádio do Combate Barreirinha em Curitiba e empatou em 1 a 1 em Blumenau-SC.

Antes do início do jogo, o volante Alex Lopes, ídolo do Athletico, o zagueiro Caxias, ídolo do Coritiba, e o volante Fernando Miguel, ídolo do Paraná Clube, serão homenageados.

OS HOMENAGEADOS

Alex Lopes
Alex Lopes, 50 anos, fez história no Athletico. Foi campeão brasileiro da Série B em 1995 e ajudou a trazer o Furacão novamente para a Série A. Depois foi para o Cerezo Osaka, do Japão, Portuguesa, Avaí e Shaanxi Guoli (China) e Londrina. O jogador sempre se destacou pela técnica e pela garra. “Alex Lopes e é respeitado em todos os times. Joga pela sua vondade de vencer, pela habilidade e inteligência no campo. Tinha uma facilidade em marcação e, com a bola no pé, tinha boa saída de bola e armava ótimos contra-ataques. Hoje Alex Lopes joga no Amigos do Macaris e, mesmo aos 50 anos, sempre com a mesma categoria e raça”, afirma Macaris do Livramento.

Caxias
Alceu Mentta, o ex-zagueiro Caxias, nasceu em Veranópolis, em 26 de abril de 1958. Iniciou a carreira na Sociedade Recreativa Caxias, em 1975, e no mesmo ano já se transferiu para o Internacional, onde ficou até 1980. Conquistou o campeonato gaúcho de 1978, dirigido por Claudio Duarte.

Em 1979 jogou por empréstimo no Colorado, clube que deu origem ao Paraná Clube. Também atuou por Santa Cruz e Botafogo. Voltou para o Colorado em 1980. Jogou no Coritiba, participando da conquista do Campeonato Brasileiro de 1985. Antes de encerrar a carreira, em 1988, ainda passou pelo Pinheiros, outro clube que deu origem ao Paraná Clube, e novamente pelo Colorado.

Pelo Amigos do Macaris FC, Caxias marcou um belo gol de falta contra o Tupi de Gaspar. “O gol foi muito parecido com o que ele fez em contra o Pinheiros, que foi o Gol do Fantástico do dia 17 de julho de 1983”, contou Macaris do Livramento.

Fernando Miguel
“Um dos gols mais memoráveis da história do Paraná Clube foi marcado pelo ex-volante Fernando Miguel. O gol salvador do Paraná aconteceu aos 48 minutos do segundo tempo, no clássico contra o Coritiba, pelas semifinais do Campeonato Paranaense de 2001”, lembra Macaris do Livramento.

Fernando Miguel era volante de habilidade e deixou saudades na torcida paranista. Também defendeu Internacional, Cruzeiro, Bahia, Goiás e América-MG.

Fernando Miguel também trabalhou como técnico do Paraná Clube e hoje é empresario de jogadores.