Por ironia do destino, a propaganda eleitoral do ex-governador e candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), foi ao ar hoje na televisão, falou justamente do programa “Patrulha no Campo”, que motivou a prisão do tucano ontem na operação “Rádio Patrulha”, do do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público estadual, que investiga suspeita de fraudes, desvio de recursos, cobrança de propina e lavagem de dinheiro em obras de estradas rurais. Na propaganda, Richa destaca os quilômetros de estradas que receberam obras de melhorias através do programa. 

Entrega
No canal de Richa no You Tube também há um vídeo, de março deste ano, quando ele ainda estava à frente do governo, entregando máquinas da “Patrulha do Campo” em Paranavaí, (região Noroeste). 

Timing II
Provavelmente por falta de tempo, nenhum candidato usou o episódio da prisão de Richa na propaganda eleitoral. Até porque os programas têm que ser gravados e entregues às emissoras com antecedência. O assunto deve ser explorado nos próximos dias principalmente pelos candidatos de oposição, deputado federal João Arruda (MDB) e o ex-deputado federal Dr Rosinha (PT). 

Vacina
Também no You Tube, Cida divulgou um vídeo no qual se refere às operações que resultou na prisão de Richa e ex-secretários do governo anterior. “Não tenho qualquer envolvimento e não participei com os fatos investigados na manhã de hoje pelo Gaeco e pela Polícia Federal. Demiti o senhor Deonilson Roldo e extingui a secretaria do Cerimonial, que era ocupada pelo senhor Ezequias Moreira”, afirma ela. 

Fora do ar
Apesar de continuar na TV, a campanha de Richa no Facebook sumiu. Quem buscava ontem a página do candidato não encontrava nada. O site oficial segue no ar, mas sem atualização desde o início da semana, assim como o twitter. 

Oportuno
Coincidência ou não, uma das propagandas da governadora e ex-vice de Richa, Cida Borghetti divulgadas ontem falava sobre o combate à depressão. “O mal do século é a depressão”, disse ela.

Comício
Em outra coincidência, Cida também levou em seu programa imagens do comício realizado na terça-feira, 11 de setembro, dia da prisão de Richa, dizendo que foi o “dia do 11”, “dia da virada na campanha da governadora.

Animador
No programa, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), aparece vociferando em seu já conhecido estilo bombástico: “Ânimo! Vontade! Determinação!”.

Receita
O vereador de Curitiba e agora candidato a deputado estadual Cristiano Santos (PV) diz ser autor da lei que garantiu “funeral gratuito para doador de órgãos”. Já o deputado estadual Dr Batista (PMN) – que é médico por profissão – diz que ajudou o Paraná a se tornar o Estado com maior número de captação de órgãos para transplante. 

Duas rodas
Também vereador de Curitiba, Goura (PDT) agora candidato a deputado estadual promete “seguir a trilha das bicicletas rumo ao desenvolvimento sustentável”. Do jeito que anda a política brasileira, é melhor cuidar para não ver seus projetos atropelados.