Portal/real Madrid

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O técnico Tite convocou nesta quinta-feira (28) 23 jogadores para os dois amistosos da seleção brasileira que serão disputados em março, contra Panamá e República Tcheca.

O atacante Vinicius Junior, 18, do Real Madrid, aparece como a principal novidade da lista. Essa é a primeira vez que ele recebe uma convocação para a equipe principal. Nos últimos meses, o atleta assumiu a titularidade na equipe espanhola.

“Muita calma para a gente não criar expectativa em demasia. Ou criar expectativa baixa, e o cara acrescenta mais”,  afirmou Tite sobre a convocação do jogador, ex-Flamengo.

“Ele tem duas marchas a mais que o normal, no 1 contra 1, a mudança de direção, a força é impressionante. Vai desenvolver técnica, precisão de finalização. O tempo vai permitir. É toda uma construção”, completou o treinador.

Outras novidades da lista de Tite foram os meio-campistas Lucas Paquetá, do Milan, e Felipe Anderson, do West Ham, o goleiro Weverton, do Palmeiras, e o lateral direito Daniel Alves, do Paris Saint-Germain (PSG), todos com passagens anteriores pela seleção.

Desses, Paquetá foi convocado quando ainda defendia o Flamengo, logo após a Copa do Mundo da Rússia. Os outros recebem sua primeira chance nesse novo ciclo da seleção brasileira.

Só dois dos convocados atuam no futebol brasileiro. Além de Weverton, o atacante Éverton, do Grêmio.

Segundo a CBF, a comissão técnica observou 29 jogos neste ano antes da convocação, 10 no Brasil e 19 no exterior, além de cinco treinos de clubes europeus.

No fim de janeiro, uma lesão no pé direito de Neymar o tirou de ação. A previsão divulgada no dia 30 daquele mês é que o tempo de afastamento do atacante do PSG chegue a dez semanas.

Outra ausência motivada por lesão foi a do volante Fernandinho, do Manchester City. O lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, mais uma vez não foi lembrado. Ele vive mau momento na equipe espanhola.

A seleção enfrenta o Panamá no dia 23, às 14h (de Brasília), no estádio do Porto, em Portugal. No dia 26, o adversário será a República Tcheca, em Praga, às 16h45.

O principal torneio do ano para a equipe comandada por Tite será a Copa América. A seleção fará a estreia contra a Bolívia, no dia 14 de junho, no Morumbi. O segundo confronto será em Salvador, em 18 de junho, contra a Venezuela. O time nacional volta para São Paulo para fechar a fase de grupos contra o Peru, no dia 22, no Itaquerão.

Confira a lista de convocados:

Goleiros

Alisson – Liverpool (ING)

Éderson – Manchester City (ING)

Weverton – Palmeiras

Defensores

Daniel Alves – Paris Saint-Germain (FRA)

Danilo – Manchester City (ING)

Alex Sandro – Juventus (ITA)

Filipe Luís – Atlético de Madrid (ESP)

Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA)

Miranda – Inter de Milão (ITA)

Thiago Silva – Paris Saint-Germain (FRA)

Eder Militão – Porto (POR)

Meio-campistas

Allan – Napoli (ITA)

Arthur – Barcelona (ESP)

Casemiro – Real Madrid (ESP)

Fabinho – Liverpool (ING)

Felipe Anderson – West Ham (ING)

Lucas Paquetá – Milan (ITA)

Philippe Coutinho –  Barcelona (ESP)

Atacantes

Firmino – Liverpool (ING)

Gabriel Jesus – Manchester City (ING)

Richarlison – Everton (ING)

Éverton – Grêmio

Vinicius Junior – Real Madrid (ESP)