Arquivo Bem Paraná

O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) decidiu multar o Athletico e o presidente do clube Luiz Salim pela proposta de uma “torcida humana”.  A decisão é da noite desta segunda-feira, 25, e refere-se ao primeiro Athletiba de 2019, disputado da Arena da Baixada, no dia 30 de janeiro, pela Taça Barcímio Sicupira.

O Athletico foi punido com multa total de R$ 200 mil e presidente foi suspenso por 360 dias. Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube não se manifestou sobre a decisão.

O clube e o presidente foram condenados quatro vezes no artigo no 223 no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O artigo prevê punição a quem “deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução, transação disciplinar desportiva ou determinação da Justiça Desportiva”.

Eles foram denunciados por não colocar à venda da carga de 10% dos ingressos para a torcida do Coritiba, apenas disponibilizar vouchers; por não reservar setor para a torcida do Coxa; por restringir o acesso dos torcedores com a roupa do clube; e por não disponibilizar cinco pontos de venda de ingressos.