Publicidade
Segunda Guerra

Tomada de Monte Castelo é lembrada em solenidade em Curitiba

Os 74 anos da Tomada de Monte Castelo, batalha no Norte da Itália que marcou a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, foram lembrados nesta quinta-feira (21), em cerimônia no Museu do Expedicionário, em Curitiba. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou no evento, junto com quatro expedicionários e familiares dos pracinhas.

O governador afirmou que a celebração mantém vivo um importante episódio da história brasileira e mundial. “É uma honra participar desta homenagem e estar ao lado dos heróis paranaenses, no alto de seus mais de 90 anos, que representaram o Brasil na Segunda Guerra Mundial e tiveram um papel importante na história”, afirmou. “As novas gerações desconhecem essa bravura para conquistar a paz naquele momento”, disse.

A tomada de Monte Castelo foi a vitória brasileira mais emblemática na Segunda Guerra Mundial. Após três tentativas frustradas de conquistar a região, em razão principalmente do inverno rigoroso, a Força Expedicionária Brasileira, com apoio da 10ª Divisão de Montanha dos Estados Unidos, tomou Monte Castelo em 21 de fevereiro de 1945.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES