Apesar da tarde chuvosa registrada em Curitiba, a torcida do Paraná Clube lotou a Vila Capanema e fez uma linda festa neste domingo (7 de agosto), no duelo de ida pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, contra o Pouso Alegre (MG). Antes e durante a partida foram feitas homenagens a Mauro Urbim, presidente da torcida Fúria Independente que faleceu na última semana, e o jogo ainda teve o melhor início possível para os paranistas, que abriram o placar logo aos quatro minutos, com Lucas Oliveira aproveitando a cobrança de escanteio de Albano. 

O começo promissor, no entanto, acabou se tornando em decepção. O Tricolor até esteve perto de ampliar o placar no segundo tempo, aos 13 minutos, mas viu Foguinho tirar a bola em cima da linha do gol. Para piorar, aos 34 minutos foi vez do ‘feitiço se virar contra o feiticeiro’ e o Pouso Alegre usar a bola parada para igualar o marcador, com Gledson: 1 a 1.

A partida de volta entre Paraná Clube e Pouso Alegre acontece no próximo sábado (13), no Manduzão. A bola começa a rolar às 17 horas e em caso de novo empate, a decisão da vaga para as quartas de final será nos pênaltis.

Para conseguir o acesso à Série C de 2023, o time paranaense precisa passar pelos mineiros e, depois, pelo adversário nas quartas de final, que será definido de acordo com as campanhas dos oito classificados.

HOMENAGENS A MAURO URBIM

Presidente da Fúria Independente, Mauro Urbim faleceu na última segunda-feira (1º de agosto) após ser ferido no entorno da Vila Capanema no sábado (30 de julho), no intervalo do jogo entre Paraná e FC Cascavel. Ele teria sido pisoteado por um cavalo da Polícia Militar, não resistiu aos ferimentos e foi sepultado na última quinta-feira. Em sua homenagem, telões foram exibidos no estádio paranista, torcedores ficaram boa parte do jogo vestidos de preto nas arquibancadas e os próprios atletas entraram em campo com camisas escuras e segurando uma faixa com a mensagem #JustiçaPorMaurinho. Na camisa de jogo, da cor branca, o nome “Mauro Urbim” ficou estampado no peito dos paranistas. E no final da etapa inicial os torcedores tiraram as camisas pretas e ficaram de branco para homenagear o icônico torcedor que se foi.

ESCALAÇÃO DO PARANÁ

O técnico Omar Feitosa optou por uma escalação e uma formação diferente da que vinha utilizando. Em vez do 4-2-3-1, a aposta foi num 4-3-1-2, com uma trinca de volantes no meio de campo, Albano mais avançado como armador e João Felipe e Rafael fazendo uma dupla de ataque. Com isso, o volante Kadu ganhou uma vaga no time titular, bem como João Felipe, enquanto o meia Marcelinho e o ponta Everton Brito deixaram o onze inicial.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo foi de domínio da equipe paranista. Não que os comandados de Omar Feitosa tenham tido numerosas oportunidades, mas começara o jogo marcando forte no campo de ataque, conseguiram abrir o placar logo no início da partida (aos 4 minutos, com Lucas Oliveira aproveitando a cobrança de escanteio de Albano) e criaram outra boa chance de gol aos 17 minutos (em chute de João Felipe). Além disso, o Paraná conseguiu ter a posse de bola na maior parte do tempo e apresentou uma postura defensiva muito sólida, enquanto o Pouso Alegre só foi conseguir levar algum perigo contra a meta defendida por Felipe já no final da primeira etapa.

SUBSTITUIÇÕES

O Pouso Alegre foi quem fez as duas primeiras substituições da partida, aos 23 minutos do segundo tempo, quando Denner e Jhonatan entraram nos lugares de Matheus Roldan e Paraíba. Aos 42, foi vez de Serginho substituir Gledson.

Do lado paranista, Omar Feitosa fez a primeira substituição aos 24, com Marcelinho e PH nas vagas de Albano e João Felipe. Aos 37, quando o placar já estava empatado, foi vez do ponta Ueslei Brito substituir o volante Lucas Buchecha.

SEGUNDO TEMPO

A partida foi mais aberta na etapa final, com o Paraná levando perigo nas jogadas de bola parada. Foi assim, por exemplo, que o Tricolor esteve muito próximo de marcar o segundo tento, aos 13 minutos, com Lucas Oliveira – Foguinho acabou tirando a bola em cima da linha do gol.

O Pouso Alegre, por outro lado, era mais agressivo e perigoso do que fora no primeiro tempo. Criou uma boa chance de gol logo aos quatro minutos, por exemplo, e voltou a levar perigo aos 19, aos 30 e aos 32. Mas foi numa jogada de bola parada que os mineiros acabaram conseguindo a igualdade no marcador, com Gledson sendo assistido por Denner.

Nos minutos finais os donos da casa se lançaram ao ataque e voltaram a pressionar forte no campo de ataque, como nos minutos iniciais da partida, mas pouco conseguiram produzir para voltar a ficar em vantagem no placar.

PARANÁ 1 x 1 POUSO ALEGRE

Paraná: Felipe; Lucas Oliveira, Franklin, Dirceu e Rael; Moisés Gaúcho, Kadu e Lucas Buchecha (Ueslei Brito); Albano (Marcelinho), Rafael Silva e João Felipe (PH). Técnico: Omar Feitosa.
Pouso Alegre: Edson Mardden; Nando, Thuram, Victor e Foguinho; Gledson (Serginho), Matheus Roldan (Denner) e Paraíba (Jhonatan); Ingro, Alisson e Iago Dias. Técnico: Paulo Roberto Santos
Gols: Lucas Oliveira (4-1º), Gledson (34-2º)
Cartões amarelos: Albano, PH (PAR), Iago Dias, Nando (POU)
Árbitro: Roger Goulart (RS)
Público: 9.743 pagantes (11.192 total)
Renda: R$ 307.710,00
Local: Vila Capanema, domingo, às 16 horas

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

4 – Gol do Paraná! Cobrança de escanteio fechada de Albano. Lucas Oliveira sobe no meio da zaga e cabeceia pro fundo do gol.

17 – Albano corta da esquerda para o meio e enfia a bola para a passagem de João Felipe. Ele recebe a bola já dentro da área, perto da linha de fundo, e chuta forte. A rede balança, mas pelo lado de fora.

37 – Cobrança de falta de Kadu da intermediária. Ele chuta forte em direção ao gol, a bola desvia e sobra para Moisés Gaúcho e João Felipe, que demoram na tomada de decisão, dando tempo pra zaga do Pouso Alegre afastar o perigo.

42 – Bola cruzada da esquerda, Alisson cabeceia firme e manda para fora, ao lado do gol.

45 – Ingro chuta forte de fora da área e manda por cima do gol.

Segundo tempo

4 – Cruzamento de Nando, Alisson ajeita com o peito e a bola sobra com Ingro dentro da área, que chuta forte buscando o canto mais próximo. A bola vai na rede, pelo lado de fora.

6 – Lucas Buchecha recebe na intermediária, com liberdade, e chuta forte. A bola passa por cima, longe do gol.

13 – Cobrança de escanteio de Albano, Dirceu desvia e Lucas Oliveira aparece para chutar. Posicionado na primeira trave, Foguinho tira a bola em cima da linha do gol.

19 – Cobrança de escanteio de Paraíba. A bola viaja até a segunda trave e Victor sobe livre para cabecear, mas pega mal na bola e manda longe do gol.

22 – Cobrança de escanteio de Albano. Lucas Oliveira sobe mais que todo mundo e cabeceia forte pro gol. A bola desvia e sai em novo escanteio.

30 – Iago Dias ganha na velocidade de Dirceu, dispara nas costas da defesa e invade a área. Ele tenta o chute cruzado, mas bate fraco e Felipe, bem posicionado, encaixa a bola.

32 – Contra-ataque do Pouso Alegre. Jhonatan recebe na direita, pedala para cima do marcador, corta para o meio e chuta. Felipe espalma e a bola sai em escanteio.

34 – Gol do Pouso Alegre! Cobrança de escanteio de Denner apontando na primeira trave. Gledson sobre entre os zagueiros na pequena área e cabeceia pro gol. Felipe chega a tocar na bola, mas não evita o tento.

40 – Cobrança de falta de Marcelinho. Ele joga a bola na área e Lucas Oliveira consegue cabecer, por cima do gol.