Valquir Aureliano – “Judas” no ponto de ônibus

Entre os tradicionais Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, existe uma tradição menor, que é “malhar o Judas” no Sábado de Aleluia. Tanto que antigamente era comum chamar a data de “Dia de malhar o Judas”. Embora sem a mesma força de antes, essa tradição ainda é vista em Curitiba, principalmente em bairros mais afastados.

A Malhação de Judas simboliza a morte de Judas Iscariotes, o apóstolo que entregou a localização de Jesus aos romanos por 30 dinheiros. No dia seguinte à crucificação, Judas foi encontrado morto, enforcado em uma árvore. Como Judas foi considerado um traidor na tradição católica, muitas pessoas queriam desforra. 

Na tradição popular, a Malhação de Judas consiste em construir um boneco tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornal., e surrá-lo pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele ou enforcá-lo. No Brasil, era comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou personalidades que seriam “canceladas” pelo povo.

Nos últimos anos, essa tradição foi perdendo força em cidades maiores. Hoje ocorre com mais frequência nos bairros mais afastados – o da foto, registrada pelo fotógrafo Valquir Aureliano, estava num ponto de ônibus entre os bairros Santa Felicidade e Lamenha Pequena – e nas cidades do interior.