A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná conclui, nesta quarta-feira (16/10), a transferência de 58 detentos da 9.ª Subdivisão Policial, em Maringá, para a Casa de Custódia de Maringá (CCM), no noroeste do Estado. Até a próxima semana, será encerrada a transferência de mais 45 presos, que manifestarem interesse em cumprir pena em unidades próximas a seus familiares em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava e Ponta Grossa. 

A transferência dos 103 presos vai acabar com a superlotação carcerária histórica da delegacia. Com capacidade para 114 vagas, a 9.ª SDP ficará com apenas 85 detentos. A medida, adotada em conjunto com a Vara de Execução Penal de Maringá, resolve o problema da superlotação dessa carceragem, onde a Secretaria da Justiça atua em gestão compartilhada com a Secretaria da Segurança Pública. 

Resolução da secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, determina que, a partir de agora, a CCM será destinada exclusivamente para receber presos da 9.ª SDP, para evitar que o contingente carcerário da unidade prisional extrapole o limite de sua capacidade de custódia.