Lucilia Guimarães/SMCS

O prefeito Rafael Greca e o governador em exercício Darci Piana assinaram nesta sexta-feira (19/7), no Palácio 29 de Março, o convênio que formaliza o repasse de R$ 90 milhões para a Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba e Região Metropolitana. Do total, R$ 50 milhões foram aportados pelo Município e os outros R$ 40 milhões pelo Estado.

O convênio celebrado permite a manutenção do valor da tarifa em de R$ 4,50, durante o período tarifário 2019-2020. A tarifa permanecerá neste preço até no mínimo fevereiro de 2020. Para garantir esse patamar tarifário, os recursos serão injetados no Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC) a título de subsídio tarifário. Também foram anunciadas seis novas faixas exclusivas para ônibus na Capital, somando-se às sete já implantadas. O cronograma de implantação deve ser divulgado em breve.

O convênio celebrado com o governo estadual também que possibilitará que a Prefeitura de Curitiba auxilie na operação de linhas metropolitanas de transporte coletivo com a implantação de seis novas faixas exclusivas dentro da cidade. As novas faixas exclusivas, como já acontece com as outras sete já implantadas na cidade, irão melhorar a velocidade operacional dos usuários urbanos e metropolitanos nos seus respectivos itinerários, além de permitir a integração entre Pinhais e o Terminal Centenário.

As seis novas faixas exclusivas serão:

– Rua João (entre as ruas André de Barros e Almirante Gonçalves);

– Rua Alfredo Bufren (entre as ruas Presidente Faria e Tibagi);

– Avenida Marechal Deodoro (entre a Rua Ubaldino do Amaral até a Praça das Nações);

– Rua Emiliano Perneta (entre as ruas Dr. Muricy e Visconde de Nácar);

– Rua Amintas de Barros (entre as ruas Conselheiro Laurindo e Ubaldino do Amaral);

– Rua Imaculada Conceição (da altura do portão de entrada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR até a Linha Verde).

As sete faixas exclusivas já existentes na cidade:

– Rua XV de Novembro (entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua João Negrão);

– Rua Marechal Deodoro (entre a Rua João Negrão e a Alameda Dr. Muricy);

– Rua Conselheiro Laurindo (dois trechos, um na faixa da direita, entre a Rua Chile e a Av. Sete de Setembro; e outro na faixa da esquerda, entre a Av. Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe);

– Rua Des. Westphalen (da Avenida Visconde de Guarapuava até a Avenida Presidente Getúlio Vargas);

– Rua General Mário Tourinho (entre a Avenida Vicente Machado e o terminal Campina do Siqueira)

– Rua André de Barros (a partir do cruzamento com a Rua 24 de Maio, na Praça Rui Barbosa, até a Rua Desembargador Westphalen);

– Ruas Alfredo Bufren e Amintas de Barros (entre as ruas Presidente Faria e General Carneiro).

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, as novas faixas exclusivas reduzirão o tempo de percurso dos ônibus, possibilitando melhor aproveitamento da frota e, também, diminuindo custos. “O ganho de tempo para os usuários do sistema de transporte se soma a uma economia média de cerca R$ 145 mil por ano em algumas linhas. É uma redução de custos muito representativa e torna nosso sistema cada vez mais eficiente”, concluiu Maia Neto.