Terminou nesta quarta-feira, (9), o prazo para que os eleitores regularizassem o título eleitoral e ficassem aptos a votar nestas eleições de outubro deste ano. Nos três últimos dias do prazo final, 10,023 eleitores, com uma média de 3, 3 mil atendimentos diários, segundo o balanço da Central de Atendimento do Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Agora, o eleitor que estiver com o título cancelado, poderá regularizar somente após a abertura do cadastro após as eleições deste ano. A consulta deve ser feita junto ao  site do TRE Situação eleitoral – Consulta por nome – Tribunal Regional do Paraná, http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome

Quem não compareceu à Central de Atendimento e estiver irregular, dependendo da situação, pode regularizar ainda este ano. Segundo as informações do TRE, quem não votou até dois turnos e não fez a justificativa eleitoral, está em situação irregular. Para regularizar, basta ir ao tribunal e pagar a multa.  

Quem não não votou e não justificou por três turnos, já está com o título cancelado. A assessoria do TRE alerta que o cancelamento ocorre quando o eleitor não comparece às urnas para votar ou justificar por três turnos e não três eleições. Vale ressaltar que uma única eleição pode ter três turnos. 

Para quem se enquandra na situação de título irregular por não ter comparecido às urnas uma sugestão para regularizar a situação é baixar o e-Título, que já informa a situação eleitoral, local de votação, etc. Segundo a Justiça Eleitoral, a nova atualização do aplicativo, já oferece a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais. 

Para os eleitores que estão em dúvidas sobre se fizeram ou não o recadastramento biométrico, basta consultar o endereço http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome. Se estiver cancelado, basta baixar o e-Título, Se não tiver a foto, provavelmente não foi feita a biometria.