Agência Pará/divulgação – Uma balsa fazia a travessia do rio e se chocou contra um dos pilares da ponte

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) – Um trecho de uma das principais pontes que ligam Belém a cidades do interior do Pará desabou na madrugada deste sábado (6). Dois veículos que passavam na via caíram no rio e equipes do Corpo de Bombeiros realizam buscas por vítimas no local. A ponte sobre o rio Moju fica no município de Acará, região metropolitana de Belém, e faz parte do Alça Viária do Pará, complexo de pontes e estradas que integram Belém ao interior do estado.

O incidente ocorreu por volta de 1 hora, momento em que uma balsa fazia a travessia do rio e se chocou contra um dos pilares da ponte e fez desabar um trecho da pista. Não há informações sobre possíveis vítimas. A ponte, que foi inaugurada em 2002 na gestão do governador Almir Gabriel (PSDB), já vinha apresentando problemas de corrosão e desgaste nos seus pilares. Em janeiro deste ano, foi alvo de uma vistoria do governador Helder Barbalho (MDB).

Na ocasião, o governador afirmou que não havia risco de desabamento da estrutura e determinou a realização de reparos. O governo manteve o tráfego de veículos sobre a ponte e de balsas por baixo dela. Na manhã deste sábado, o governador Helder Barbalho (MDB) fez um sobrevoo no local do desabamento acompanhado pelo secretário de segurança Ulame Machado.

“É um dia triste, com esse episódio lamentável. Neste momento, a nossa prioridade é agilizar as buscas pelas vítimas e dar total apoio às suas famílias”, disse o governador. Com a interdição da ponte, os veículos que precisarem cruzar o rio terão que recorrer ao transporte por balsas. 

Segundo o governo do Pará, a Procuradoria Geral do Estado vai acionar judicialmente a empresa proprietária da balsa que colidiu com a ponte